Debate realizado nesta quinta-feira(20) foi organizado entre sindicatos e entidades de servidores brasileiros que lutam para que PEC 32/2020 seja derrotada na Câmara

 

por Giovanni Giocondo

O SIFUSPESP participou nesta quinta-feira(20) de um debate de grande relevância para sepultar a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 32/2020, que promove a Reforma Administrativa. Ao lado de outras entidades representativas de servidores públicos que integram o Movimento BASTA, o sindicato dialogou com deputados federais, estaduais e vereadores que apoiam a preservação dos direitos do funcionalismo.

A reunião de ontem teve entre seus participantes os deputados federais Alexandre Padilha (PT), Carlos Zarattini (PT); Roberto Lucena (Podemos) Paulinho da Força (Podemos), Ricardo Silva (PSB), Ivan Valente (PSOL) e Junior Bozella (PSL), além do deputado estadual Caio França (PSB) e o vereador paulistano Toninho Véspoli (PSOL).

Devido à mobilização dos trabalhadores pelas redes sociais e na articulação com os parlamentares, a análise do texto pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania(CCJC) da Câmara Federal foi adiada para a próxima terça-feira(25). Leia mais no link

A mudança de data permite mais tempo para a continuidade da organização das categorias da segurança pública, da educação, da saúde e de outros setores essenciais do serviço público que serão afetados caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Na avaliação do presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, é preciso que o sindicato promova união de propósitos com outras entidades de classe para ganhar força política, fazendo assim com que os diversos governos e o parlamento olhem com mais atenção para as demandas do funcionalismo público, respeitando suas exigências e levando em consideração seus pedidos para manutenção de conquistas históricas.

Além de participar do BASTA, o sindicato também integra o Fórum Penitenciário Permanente - mobilizado em São Paulo ao lado do SINDASP e do SINDCOP para demandas do sistema prisional paulista, e ainda como parte integrante da FENASPPEN a nível nacional. 

O SIFUSPESP articula uma frente de lutas estadual junto a sindicatos representantes das polícias civil, científica, guardas civis municipais e agentes socioeducativos, entre outros membros das forças de segurança pública.