Segundo a publicação no Diário Oficial do dia 30 de março, o efetivo da área operacional da SAP é de 27889  Policiais Penais e segundo o Relippen de 26692, ou seja uma diferença de 1197 Policiais Penais a mais segundo a SAP.

A data de fechamento dos dois relatórios é a mesma, 31 de dezembro de 2023 e fica difícil entender o motivo de os dados oficiais do governo do estado serem tão diferentes dos informados ao Governo Federal .

Segundo os dados divulgados pela SAP, o déficit seria de 7903 ASPs e 2291 AEVPs porém os números apontados pela SENAPPEN são bem maiores.

Na área técnica os Agentes de Assistência à Saúde (Psicólogos e Assistentes Sociais) têm um déficit de 842 profissionais e segundo a SENAPPEN de 910 profissionais, uma diferença de 68 profissionais.

Fica difícil devido a estes dados confiar na palavra do governador que faria um governo técnico quando os dados apresentados ao público e que deveriam nortear os deputados e o Tribunal de contas na fiscalização do Sistema Prisional apresentam estas discrepâncias. 

A situação de pessoal da SAP é crítica apresentando um déficit de pessoal maior do que a polícia militar que tem um quadro muito superior, no entender do SIFUSPESP e da maioria dos especialistas em segurança pública é impossível combater o crime organizado sem um Sistema Prisional bem estruturado.

A minuta da Lei Orgânica proposta pelo governo tende a piorar a situação visto que devido aos baixos salários e a piora na evolução da carreira deve ser mais difícil atrair e reter profissionais de qualidade.

Abaixo os dados da área operacional da SAP

E aqui os dados do Relipen pagina 128

 

 

Abaixo você pode acessar o Suplemento com os dados da SAP:

Suplemento cargos e empregos Público em 31/12/2023 SAP

E no Link a seguir o Relipen

Relipen segundo semestre 2023 fechamento 31/12/2023

 

*Matéria alteradas dia 02/05 às 21:29 para inclusão dos PDFs e Prints com os dados