É muito interessante como algumas coisas funcionam, não sei se é coincidência ou não, no entanto, logo quando estamos prestes começar um movimento por melhores condições de trabalho, convocando servidores do sistema prisional para se unirem, surge uma imagem, em blogs, sites, inclusive no faebook, incitando a desfiliação dos funcionários do sindicato. E, o que é pior acusando-o de enganar os sindicalizados.

Alguns podem achar coincidência, outros não, mas, o que importa é, querendo ou não a semente da dúvida foi plantada. Sim, não. É, será.

Diante dessa situação só tenho uma coisa a fazer, ou melhor, diante dessa situação pergunto: Há quem interessa a desmobilização da categoria? Há quem interessa a desfiliação em massa? Há quem interessa manter-nos totalmente desorganizados e sem um objetivo único? Há quem interessa nossa total desunião?

Somos muitos. Somos fortes. E essa é a hora de nos mobilizar e lutar para um bem comum. Para o bem de nossa categoria. Não devemos em hipótese alguma esmorecer. Estamos em uma longa caminhada, precisamos de melhores salários. Precisamos de melhores condições de trabalho. Precisamos de acompanhamento psicológico, de atendimento médico decente. Precisamos de mais dignidade.

Somos vitimas do sistema. Um sistema que por muitas vezes nos acusam de corruptos. Acusam-nos de agressores, torturadores, dentre outras coisas. Um sistema que ignora as mazelas que vivemos. Ignora as vezes que ficamos reféns da violência que sofremos, tanto no ambiente que trabalhamos, quanto fora dele. Quantos de nós viram sua morte iminente em rebeliões? Quantos de nós viram pessoas serem assassinadas como animais dentro de suas unidades? Quantos de nós sofremos inúmeras ameaças físicas e psicológicas dentro do ambiente de trabalho? Quantos de nós deram várias voltas no quarteirão antes de chegar em casa para evitarmos sermos surpreendidos por bandidos? E, o que é pior, quantos de nós foram assassinados, pelo simples fato de realizarem bem o seu trabalho.

Não somos idiotas. Todos sabemos muito bem disso, todos vivemos isso no nosso dia a dia, mas, por isso, pergunto: O que nos faz baixar a cabeça e aceitar passivamente as circunstancias as quais vivemos hoje em dia?

O que faz, alguns pensar, que esse tipo de intriga poderá nos enfraquecer.

Basta! Não sejamos idiotas! Se ganharmos, ganhamos todos, agora, se perdermos... Perdemos todos.

Temos que dar um basta nisso. Vamos nos unir, vamos lutar. Lutamos todos os dias uma luta muito injusta para nós, por isso, temos que buscar meios de igualar os lados. Temos que buscar meios de nos fortalecer.

E sem dúvida o sindicato faz parte importante disso. O sindicato nos representa. O sindicado pode lutar pelos nossos anseios, pelos nossos direitos. Mas não devemos deixar tudo na mão dele não. Temos que fazer a nossa parte. Não é só se filiar e esperar que tudo caia do céu. Temos que ser parte integrante disso, fazer parte integrante da história, da nossa história. E a mobilização a união é de suma importância.

Vamos deixar de reclamar e entrar nessa briga para vencer. Vamos fazer a nossa parte. Vamos debater sobre nossas necessidades. Vamos mostrar à sociedade a nossa importância. E como somos importantes.

Eu sou importante. Você é importante.

E como disse antes, vamos nos unir, tornar a nossa categoria forte. Você que é sindicalizado e você que não é. Só assim poderemos conseguir transformar a nossa categoria. Transformar a nossa profissão, para melhor, claro.

E conseguir, que os próximos que virão, não passem por tudo o que a gente já passou.

Deixemos de lado as intrigas, a desunião, e vamos juntos lutar para um futuro melhor.

Afinal todos nós merecemos.

Marcelo Otávio de Souza

Agente de Segurança Penitenciária

Escritor (Marc Souza)

MARCELO OTÁVIO DE SOUZA