Em meio ao maior déficit funcional da história da SAP governo extingue 12026 cargos operacionais , fazendo a Polícia Penal nascer defasada.

Hoje a imprensa repercutiu a extinção de 12026 cargos na área de segurança da Polícia Penal o Site Metrópoles publicou três matérias, uma falando da proporção de presos por agentes, da redução dos cargos e da insatisfação dos policiais com o governo Tarcísio.

A redução dos cargos foi publicada em 30 de abri na RELAÇÃO DE CARGOS, FUNÇÕES-ATIVIDADES E EMPREGOS PÚBLICOS, PROVIDOS/PREENCHIDOS E VAGOS, DOS QUADROS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E AUTARQUIAS.

A extinção de 12026 cargos  foi uma surpresa para lá de desagradavel para os Policiais Penais do Estado de São Paulo e extremamente preocupante para a população

Em meio a maior crise de pessoal da história da SAP o atual governo que detém o recorde de maior tempo sem a contratação de Policiais Penais simplesmente extinguiu os mais de 12 mil cargos fazendo constar um déficit de apenas 4 Policiais Penais.

A Secretaria alegou para a imprensa que : “ os dados apresentados pela entidade sindical referem-se a cargos vagos resultantes da transformação das carreiras de Agente de Segurança Penitenciária e de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária para a carreira de Policial Penal.” ou seja eles extinguiram os cargos que eram necessários para cobrir o déficit funcional que assola todas as unidades do estado. 

Para termos uma ideia da gravidade da situação, em 2013 o estado de São Paulo tinha uma população carcerária de 207 mil presos e contava com 24652 agentes somente na segurança interna em 158 unidades prisionais, hoje pouco mais de 18 mil Policiais Penais  cuidam de mais de 205 mil presos em 182 unidades.

Além disso, a função de escolta no interior foi assumida inteiramente pela Polícia Penal,a dotação de pessoal para a escolta no interior era de 1586 homens, consumindo boa parte dos contratados do concurso de 2014 e aumentando ainda mais o déficit nas muralhas.

Hoje todas as unidades prisionais funcionam com déficit de pessoal, as equipes de escolta muitas vezes são obrigadas a dobrar o plantão, as muralhas sobrecarregadas com as novas funções e os Policiais da carceragem se desdobram cobrindo dois, três e às vezes quatro postos.Devido a falta de pessoal as inaugurações de novas unidades estão suspensas e a LPT travada.

Inúmeros Policiais Penais estão adoecendo e se afastando por excesso de trabalho, o que torna o quadro ainda mais dramático.

Para entendermos foram reduzidos 2633 cargos na área de escolta e muralha, além de  9393 na segurança interna, entendendo que todas as áreas já estão operando com quantidades críticas de pessoal a redução de cargos deixa a pergunta qual o déficit que o governo assume que existe, pois os 1100 que o governo propõe contratar não cobrem nem a metade das aposentadorias de 2024. E mais, se os cargos foram extintos como a sociedade vai saber o verdadeiro déficit do sistema prisional paulista para cobrar do governo.

Caso o governo de início a um concurso hoje, entre contratação da banca e final do treinamento serão ao menos um ano e seis meses até o ingresso de novos policiais nas unidades prisionais. Se considerarmos que a cada ano se aposentam no mínimo 1800 policiais penais, a atual gestão está apostando no colapso do maior sistema prisional da América Latina.

 

Só a luta trás resultados

Além de acionar os parlamentares e as autoridades competentes e denunciar à imprensa esta manobra o SINPPENAL convoca a todos os Policiais Penais a estarem mobilizados, visto que uma das principais pautas da campanha salarial deste ano além da reposição salarial é justamente a reposição do déficit.

O sindicato não se calará pois o atual quadro de pessoal da Polícia Penal é insustentável, este ano milhares de guerreiros estão se aposentando o que sem perspectiva de contratação tornará inviável a manutenção da segurança das unidades.

Por este motivo convocamos a todos a ficarem atentos à convocação do SINPPENAL, não vamos aceitar calados essa verdadeira sentença de morte de um governo que prometeu valorizar as polícias.

Aqui você pode ver o recorte do diário oficial com a comparação dos quadros de 2024 com 2025

Lista de Cargos vagos e preenchidos da SAP por ano desde 2013: 2013, 2014, 2015,2016,2017,2018,2019,2020,2021,2022, 2023,2024 e 2025

Aqui uma planilha que mostra o crescimento do deficit de 2013 até hoje