Este 12 de maio marca do Dia do Agente de Segurança Penitenciária (ASP), data oficialmente reconhecida desde 2013 por meio da Lei estadual 15.089. Agora também reconhecidos como policiais penais, com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 104 em dezembro de 2019, os valorosos guerreiros e guerreiras do sistema prisional merecem e precisam de reconhecimento não só hoje, mas diariamente. 

O cotidiano dos agentes nunca foi fácil nem simples, sempre foi insalubre, complexo e tem sido cada vez mais precário pela falta de investimentos e de valorização por parte do Estado. Especialmente em 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os desafios são ainda maiores, e o principal e se proteger e, cuidando de si, também proteger os familiares. 

Com tantas dificuldades, salários baixos e desvalorização, muitos podem questionar o que leva alguém a decidir entrar para essa carreira da segurança pública. O que nos leva por esse caminho é a nossa dedicação, o desejo de não só integrar o serviço público, mas de fazer a diferença na construção da sociedade e para a segurança de toda a população. 

Aos bravos guerreiros e guerreiras, o reconhecimento do SIFUSPESP neste 12 de maio e em todos os dias. A batalha é árdua, mas os lutadores e lutadoras são aguerridos. 

Força e honra! 

Fábio César Ferreira 
Presidente - SIFUSPESP