O 13 de julho marca o Dia do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). Pioneiros da escolta e da proteção de muralhas das unidades prisionais do Estado de São Paulo, agora transformados em policiais penais com a inclusão da categoria entre as forças de segurança pública da Constituição Federal. 

Foram quase 15 anos de embate até a conquista da Polícia Penal, mas com a promulgação em dezembro passado, os AEVPs são finalmente reconhecidos como policiais penais perante todo o país. 

Com a regulamentação da Polícia Penal paulista em andamento, seguimos rumo à unificação das categorias, numa unidade que agrega não só deveres, mas também direitos e a devida valorização tão merecida - hoje muito aquém do necessário pelo lamentável descaso do governo estadual paulista.  

Neste 13 de julho e em todos os dias, o reconhecimento da direção do SIFUSPESP ao profissionalismo, coragem, força e honra que são as marcas desses guerreiros indispensáveis no sistema prisional, além da determinação e da imensa dedicação com que cumprem seu trabalho árduo no cotidiano. 

Fábio César Ferreira
Presidente - SIFUSPESP