Hoje, dia 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Data atribuída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do meio ambiente e da importância de sua preservação, atendendo aos critérios da sustentabilidade.

É um assunto dos mais relevantes da atualidade, pois tudo ao nosso redor se compreende como meio ambiente, seja ele natural, artificial, cultural ou trabalho.

Nós, como atores do sistema prisional, vivemos num ambiente peculiar, mas inseridos em todas as vertentes do direito ambiental. Desde a construção das unidades até a preservação cultural da nossa história, passamos por transformações e situações que interferem no meio onde exercemos nossas atividades.

E, por isso, precisamos todos estar comprometidos com a preservação, prevenção, precaução e proteção do ambiente em que passamos grande parte do tempo de nossas vidas. Devemos então cuidar para que seja um ambiente humanizado e saudável, para que soframos minimamente os impactos de seus efeitos deletérios.

Cuidar do meio ambiente, é cuidar da sua casa, da sua escola, da sua praia, do seu condomínio e  do seu local de trabalho, pois cuidando localmente, teremos resultados globais. 

E no que nos diz respeito, entendamos o sistema penitenciário como um ambiente a ser direta e indiretamente protegido por todos os envolvidos. Devemos promover mais e mais políticas de boas práticas para tornar nosso ambiente intramuros mais agradável.

Maria das Neves Duarte é Coordenadora da Regional da Capital e Grande São Paulo no SIFUSPESP. Graduada em Direito, é pós-graduada em direito ambiental e direito educacional, tendo desenvolvido estudos sobre o ambiente prisional.