Sem nenhum serviço online, único contato disponível para que milhares de trabalhadores tenham acesso ao serviço rende longa espera, muitas vezes sem que seja possível obter data para marcar o atendimento médico

 

atualizado às 13h46, de 22/03/2022

por Giovanni Giocondo

O descaso do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE) com seus usuários ganhou mais um capítulo lamentável, agora com relação à indisponibilidade de serviço telefônico para que os trabalhadores e seus dependentes possam agendar consultas e outros procedimentos médicos no Hospital do Servidor, em São Paulo.

Não há qualquer outra forma de marcar as consultas, já que o IAMSPE não disponibiliza atendimento online, tampouco por aplicativo de celular, o que torna ainda mais moroso o processo e torna a vida dos servidores que dependem do serviço uma tortura diária.

As denúncias dão conta de que mesmo após dezenas de insistentes tentativas, o contato para o número (11) 5583-7001 é infrutífero. Os trabalhadores chegam a ficar 20 minutos à espera de que alguma pessoa possa atender do outro lado da linha, e na maioria das ocasiões a ligação é encerrada antes que um atendente forneça uma resposta.

Na maior parte das vezes, os usuários nem chegam a esse ponto, e quando o conseguem, a informação é sempre a mesma por parte dos funcionários do IAMSPE: Tentar novamente, já que o serviço para determinada especialidade não possui data prevista para ser agendado devido à falta de profissionais de saúde.

Em dezembro de 2021, a própria superintendência do instituto admitiu um déficit de cerca de 600 médicos, durante audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp). Neste mês, foi aberto um edital para a contratação de 28 especialistas, número ínfimo diante das baixas constantes no quadro efetivo de médicos registradas ao longo dos últimos anos.

O diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, afirma que a situação é revoltante, sobretudo porque pessoas com idade avançada - aposentados ou não - e que não possuem auxílio de familiares ou amigos, são as que mais precisam que esse suporte seja feito com mais agilidade, mas acabam sofrendo devido à falta de cuidado. “É inadmissível que essa situação que beira ao absurdo continue existindo”, revela.

Vieira também critica o despreparo dos atendentes quando falam com os usuários, o que demonstra a inércia do IAMSPE com relação à necessidade de treinar esses funcionários para garantir o acolhimento dos servidores que estão com a saúde vulnerável. “Quem está doente, tem motivos para tornar pior o seu quadro. E quem não está, vai ficar, tamanho é o estresse criado por essa demora no atendimento”, frisa o sindicalista.

A assessoria de imprensa do SIFUSPESP consultou a assessoria de imprensa do IAMSPE para solicitar informações sobre a causa do mau atendimento. 

Em resposta ao sindicato, o IAMSPE esclareceu que a Central de Atendimento Telefônico é o canal de comunicação dos usuários para agendar consultas e exames e que, diariamente, o serviço atende cerca de 7 mil pacientes.

A assessoria ainda esclareceu que por este canal, o beneficiário pode obter informações sobre sua situação cadastral, financeira e Plano Odontológico. "A Central, além de agendar consultas médicas e exames, também disponibiliza os contatos e endereços dos médicos, clínicas e laboratórios da rede credenciada em todo estado de São Paulo."

Para apresentar uma alternativa de atendimento ao Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o IAMSPE informa que "os usuários podem ainda contar com o apoio de clínicas e hospitais credenciados distribuídos em 173 municípios".

Outras informações sobre a localização e o contato dos serviços credenciados devem ser feitos por meio do link: www.iamspe.sp.gov.br/rede/index.php