compartilhe>

O SINPPENAL foi informado  que  CIF’s (Carteiras de Identificação funcionais emitidas entre 07/11/2024 e 14/07/2025 estão apresentando um defeito de confecção e soltando a tinta mesmo sem contato com líquidos ou humidade.

Tal fato gera preocupação visto que a que a CIF com a declaração “Autorizado a Portar Arma”  é exigida pela SAP para todos os Policiais que se utilizam de armamento pessoal, tendo ocorrido inúmeros casos de PAD’s contra servidores que não dispunham de tal documentação.

Além da questão disciplinar interna, um documento defeituoso pode gerar constrangimentos e incidentes em caso de abordagens dos Policiais Penais por membros de outras forças de segurança, visto que os documentos aparentam para aqueles que desconhecem o problema serem uma falsificação grosseira.

O SINPPENAl está apurando se o problema trata-se de um incidente isolado ou um problema mais generalizado, para tomar as providências cabíveis.

O que fazer?

Caso sua CIF apresente este problema o SINPPENAL recomenda que comunique oficialmente sua unidade (sempre guardando uma via de recibo) solicitando que o problema seja encaminhado através do sistema SEI na sigla: SAP-PP-PORTEARMA, enviando cópia para o e-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e uma para o sindicato Sindicato através do e-mail :  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,com o assunto : CEI Defeituosa com o Nome completo, unidade e data da expedição do documento.

Tais providências são necessárias para resguardar o Policial de possíveis problemas causados pelo documento com defeito e para que o Sindicato após avaliar a extensão da falha possa tomar as devidas provid|ências.

São Paulo ainda não adotou a Carteira Funcional Nacional

Cabe lembrar que ao contrário de diversos outros estados da Federação, São Paulo ainda não adotou a carteira funcional com o modelo nacional.

As carteiras funcionais nacionais seguem um modelo unificado para todos os policiais penais do país, facilitando a identificação em nível nacional.

O documento serve como identificação oficial para o policial penal, garantindo os direitos e prerrogativas da função, possuindo elementos de segurança, como o QR Code, para prevenir fraudes e garantir a autenticidade do documento.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar