Nos seus 26 anos de vida, o Sifuspesp vem construindo uma história de respeito à democracia e a representatividade sindical. A entidade passou por diversas diretorias, eleitas pela categoria, cumprindo assim, o seu papel transformador na sociedade, sempre buscando melhorar as condições de vida e de trabalho para todos os funcionários do Sistema Prisional do Estado e São Paulo e do Brasil, visto que a sua importância como a maior entidade sindical dessa categoria no país, atua junto a Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários de forma decisiva e solidária aos sindicatos dos outros estados.
O Sifuspesp é também o maior sindicato em termos de filiação, e cobertura geográfica, com aproximadamente nove mil funcionários associados num total de 28 mil trabalhadores na base. Sua representatividade está marcada pela sua distribuição de Sedes Regionais em todo o Estado de São Paulo, portanto tem uma cobertura de 100% de suas ações sindicais, resultando em mais conquistas para a categoria.
O sindicato defende os direitos de servidores públicos que atuam no sistema Prisional: agentes de Segurança penitenciária, agentes de escolta e vigilância penitenciária, funcionários do setor administrativo e servidores de outras categorias (delegados, policiais, etc) que venham a colaborar com a organização dos trabalhadores e lutar por melhores condições de vida e trabalho.
Após todos estes anos o Sifuspesp tem obtido inúmeras conquistas e benefícios para os servidores penitenciários, tais como, ementas, projetos de lei, associações com convênios médicos, odontológicos, educacionais, Colônias de Férias, e assistência jurídica para processos administrativos, beneficiando todos os associados.
Nossa Missão:
Visar melhorias nas condições de vida e de trabalho dos seus representados. Construir com ações afirmativas para a formação profissional e política dos representados, estimulando e fortalecendo as organizações de base dos trabalhadores. Atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas brasileiras. Garantir os direitos e a dignidade da categoria profissional na busca permanente por justiça e melhores condições de trabalho, que muitas vezes são cruéis tanto por parte do Governo quanto por parte do crime organizado. Buscar de forma positiva a unidade da categoria para juntos, fortalecer esse instrumento de luta e ampliar nossas conquistas.