compartilhe>

Divulgação conjunta: NEV/USP e SIFUSPESP – junho/2023

 

por Caio Andrade e Cristina Uchôa, NEV/USP, e colaboração de Giovanni Giocondo - SIFUSPESP

Em outubro de 2022, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) iniciou uma pesquisa inédita sobre a dinâmica de trabalho de quem atua como polícia penal no estado de São Paulo. A iniciativa é realizada no âmbito de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo NEV/USP com financiamento do CNPq, assim como dialoga com o programa NEV-CEPID, mantido há pouco mais de uma década pelo NEV/USP com financiamento da Fapesp. Sua implementação conta, ainda, com o apoio do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP), que busca compreender melhor o trabalho e as condições de atuação dos policiais penais.

Segundo o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, a participação na pesquisa possibilitou que os servidores fossem protagonistas de um estudo que vai oferecer ao Estado condições de aplicar políticas públicas voltadas ao benefício do coletivo dos trabalhadores, tão impactados pelas dificuldades impostas no cotidiano de suas atividades no sistema prisional.

No início do projeto, um questionário composto por 45 perguntas foi aplicado, com ampla divulgação pelo Sindicato, conforme publicação no site da instituição e envio de mensagens a seus filiados, alcançando um total de 274 respostas. Esse questionário abordava diferentes aspectos da rotina profissional, bem como questões relacionadas às condições de trabalho, treinamento e perspectivas de carreira, principalmente a forma como os próprios policias enxergavam seus companheiros e pares no cotidiano de sua atuação. 

Em abril de 2023, a pesquisa avançou para uma nova fase e incorporou uma abordagem qualitativa. Uma sessão de grupo focal foi realizada na sede do NEV/USP, em abril, reunindo quatro pessoas da categoria, incluindo o presidente do Sindicato, com as e os pesquisadores do Núcleo, Fernanda Cruz, Fernando Salla, Giane Silvestre e Marcos César Alvarez (este último, Professor Titular da FFLCH/USP e Coordenador do Núcleo) para a fase qualitativa desta pesquisa, que também inclui Camila Nunes Dias, pesquisadora associada ao NEV/USP e professora da UFABC. 

Na atividade, foram aprofundadas algumas questões abordadas no questionário, com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão e troca de experiências entre os policiais penais, com o propósito de enriquecer o levantamento de dados quantitativos obtidos anteriormente.

A expectativa do presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, é que os resultados obtidos na pesquisa possam fornecer subsídios para a melhoria das condições de trabalho e aprimoramento das políticas públicas relacionadas à área de segurança prisional no Estado.

 

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp