compartilhe>

Este final de semana o Sistema Prisional Paulista amarga um profundo sentimento de luto, em poucos dias três Policiais Penais faleceram em decorrência de Problemas de saúde.

 

O sentimento de Luto e dor é comum entre aqueles que trabalham no sistema prisional, não nos é estranho perder colegas de trabalho que  deixam suas vidas devido a pesada carga de trabalho, estresse e doenças acarretadas por um ambiente de trabalho insalubre.

Quando o SIFUSPESP coloca como uma das principais reivindicações a saúde do trabalhador penitenciário é porque sabemos por experiência o quão penoso é o trabalho daqueles que se dedicam a manter a sociedade segura.

Neste final de semana perdemos mais três guerreiros, Carlos Henrique, Claudinei e Izildinho, todos eles pereceram por doenças que estão relacionadas ao estresse, todos eles pereceram por males que provavelmente não teriam, se não fossem Policiais Penais.

Segundo pesquisa coordenada pelo psicólogo Arlindo da Silva Lourenço no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) a expectativa de vida dos antigos ASPs é de 45 em média. Segundo o estudo, devido a uma série de problemas de saúde contraídos durante o exercício da função, como diabetes, hipertensão, ganho de peso, estresse e depressão, essa expectativa de vida é muito abaixo da média da população.

Garantir que a LEI Nº 12.622, DE 25 DE JUNHO DE 2007 que prevê a criação do Programa de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária, do Quadro da Secretaria da Administração Penitenciária seja implementada é uma luta antiga do SIFUSPESP.

Além disso, é fundamental melhorar a qualidade e a celeridade do atendimento do IAMSPE, que devido a suas falhas faz com que muitos não tenham o atendimento adequado,agravando ainda mais o problema.

Nossa luta é para que não tenhamos mais que nos despedir tão cedo de companheiros de trabalho, amigos e familiares, hoje vemos que a luta do sindicato não é apenas uma luta por melhorias; é uma luta de vida e morte.

Hoje nos despedimos de três guerreiros, deixamos nossos pêsames aos familiares, amigos e colegas de trabalho,deixamos nossa solidariedade aos trabalhadores dos CDPs Mogi das Cruzes, Belém I e Guarulhos.

Amanhã continuaremos a lutar, para que lágrimas não sejam mais derramadas, que famílias e amigos não fiquem prematuramente enlutados e para que tenhamos a valorização e o cuidado que merecemos.

Por agora nos resta declarar que : Carlos Henrique, Claudinei e Izildinho estarão presentes em nossas lutas e em nossas orações.

 

https://sifuspesp.org.br/noticias/10535-nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-policial-penal-carlos-henrique-lemos-de-souza

 

https://sifuspesp.org.br/noticias/10538-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-izildinho-lindolfo-alves

 

https://sifuspesp.org.br/noticias/10537-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-claudinei-rosa-da-silva




  




O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp