compartilhe>

Na tarde de ontem (7/12) um motim no CPP Valparaíso terminou com um Policial Penal agredido a socos por um sentenciado.

O motim aconteceu por volta de 18:15, após a troca de turno, o Policial penal foi agredido a socos por um dos sentenciados, ao tentar controlar o tumulto.O Policial sofreu um corte na boca e foi encaminhado ao hospital.

Em nota distribuída à imprensa, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou, nesta sexta-feira (8) que a situação na unidade já está totalmente controlada. O número de presos envolvidos no motim não foi informado.Curiosamente na mesma nota a SAP informou apenas que o Policial Penal foi “atendido em hospital, liberado e passa bem”, omitindo o ferimento sofrido pelo mesmo.

Hoje (8), o GIR esteve na unidade para transferência dos presos envolvidos, que foram encaminhados para a Penitenciária I de Presidente Venceslau. 

 

Agressão em Lavínia I

 

Também na tarde de ontem durante a contagem dos presos da inclusão, um dos detentos arremessou um objeto acertando em cheio a cabeça de  um Policial Penal, felizmente o Policial não se feriu com maior gravidade.

 

Três agressões por semana

O aumento da frequência e gravidade das agressões contra Policiais Penais tem aumentado devido a falta de itens básicos nas unidades e do baixo efetivo.

Apesar disso, em declaração à Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da ALESP, o Secretário da SAP, Sr. Marcelo Streifinger declarou: “Comportamentos individuais, pessoas que não quiseram sair da cela, que desacataram, jogam objetos no rosto do policial, temos três por semana” completando : “Dentro de um universo de 197 mil pessoas, esse número é bastante pequeno”

O que o Secretário parece não entender é que devido ao baixíssimo número de Policiais Penais, uma agressão ou um motim podem descambar para uma rebelião, pois os presos conhecem a situação de pessoal das unidades talvez melhor que a própria SAP.

Uma situação de confronto no ambiente prisional pode facilmente sair de controle, principalmente quando não se tem efetivo suficiente,qualquer Policial Penal com o mínimo de experiência sabe desse fato que é ignorado pelo Secretário.   



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp