compartilhe>

Sexta feira presos do raio 3 da Penitenciária de Pacaembu atacaram policiais penais que foram remover um preso do raio.

No momento da remoção dois presos entraram na gaiola de contenção, quebraram as telhas e atearam fogo em colchões na gaiola.Os Policiais Penais da unidade conseguiram conter o motim e os dois detentos foram encaminhados ao pavilhão disciplinar.

No domingo 03/03 na parte da manhã durante a contagem, presos atiraram objetos contra o Policial Penal que fazia a contagem, que sofreu ferimentos no braço.

Até o fechamento desta matéria o GIR não tinha realizado intervenção na unidade, mais de 20 presos foram comunicados pela indisciplina.

Indisciplina em Lavínia 1 e 3 

No domingo os presos das penitenciárias de Lavínia 1 e 3 se recusaram a voltar para as celas, a situação foi controlada pelos policiais penais da unidade.

Motins e agressões seguem em alta

Os motins e agressões seguem a tendência de alta registrada pelo SIFUSPESP no ano passado. A falta de itens básicos para a população prisional aliada a superlotação e o crescente déficit de pessoal tem agravado a situação.

Dados do Sennapen relativos ao primeiro semestre do ano passado indicam que a SAP teve uma redução de 2032 Policiais Penais no primeiro semestre de 2023, uma média de mais de 11 por dia.

Apesar das seguidas denúncias do SIFUSPESP, até o momento o governo do estado não tomou nenhuma providência para contornar o déficit, tendo inclusive encerrado os concursos em aberto.

Os questionamentos da imprensa a SAP são sempre respondidos com a alegação que será aberto um concurso para 1100 vagas após a regulamentação da Polícia Penal.

Frente a essa situação o SIFUSPESP convoca uma assembleia na ALESP dia 14/03 às 9h. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp