Baixo efetivo, superlotação e péssimas condições de trabalho fazem agressões virarem rotina.
Dia 29 de dezembro um Policial Penal da P2 de Capela do Alto foi agredido com um soco no peito enquanto fazia a contagem da população da cela 6 do raio 5 , após a agressão o detento passou a proferir ameaças “Seu verme, vagabundo, vou te matar;" alegando ser membro do alto escalão de uma facção criminosa.
Um outro sentenciado também ameaçou o policial “Tem que ser agredido mesmo! Abre essa cela aqui! Abre essa cela! Eu vou pra cima de vocês! Vocês vão ver o que eu faço, eu mato, aqui é o crime! Seus malditos, eu vou por essa cadeia no chão, vou matar vocês!”
O Policial passou por atendimento médico após o fato e o crime foi registrado na Delegacia de Polícia de Capela do Alto como lesão corporal,ameaça e injúria.
A P2 de Capela do Alto tem uma população de 1284 presos para 847 vagas e 154 Policiais Penais segundo o levantamento da SENAPPEN de junho de 2024.
Dia 03 de janeiro um Policial Penal do CDP Nova Independência foi atingido com um prato de comida e insultado com palavras de baixo calão enquanto batia os cadeados.
O agressor foi contido pelos Policiais Penais da unidade e encaminhado ao pavilhão disciplinar, o CDP de Nova Independência tem capacidade para 823 presos e hoje conta com uma população de 1101.
Mais uma vez a falta de efetivo condições mínimas de trabalho acabam resultando em agressão de Policiais Penais, apesar disso a SAP pretende contratar apenas 1100 novos Policiais Penais em um concurso que ainda não foi aberto, e que na melhor das hipóteses assumirão em 2027.