Na semana passada diretores do SIFUSPESP estiveram na Penitenciária II de Itapetininga para se reunir com os servidores da unidade, conversar sobre a campanha salarial, convidar a todos a participar da assembleia da categoria e escutar os problemas enfrentados pelos trabalhadores no local. A reunião aconteceu dia 30.
Representando o sindicato estavam o Tesoureiro Geral Gilberto Machado, os Coordenadores de Sorocaba Geraldo Arruda e Silvio Roberto Pinheiro, e o colaborador Arnaldo. A conversa com os funcionários aconteceu no refeitório da unidade. As queixas mais ouvidas são também as mais comuns dentro do sistema prisional: superlotação e falta de funcionários. Mas na unidade há um destaque: o desvio de função dos ASPs.
Diferente de outras, a PII de Itapetininga está com o quadro funcional completo (fixado pela SAP). Mesmo assim, a unidade apresenta desvios de funções devido ao afastamento de servidores por licença médica e férias. A superlotação é gritante e, junto com o problema de funcionários, já foi tema de matéria em um jornal local, pois a unidade possui mais que o dobro da capacidade permitida. A PII, programada para comportar 768 presos, está com 1.648 encarcerados. “E com o desvio de funções acaba faltando funcionário dentro dos raios, o que sobrecarrega os ASPs e reduz a segurança na unidade”, afirma Geraldo Arruda.
A conversa com os funcionários foi importante também para que fossem esclarecidas dúvidas relacionadas à categoria, como a questão da aposentadoria especial, a Assembleia Geral do dia 13 de novembro, e sobre os temas abordados durante a reunião do SIFUSPESP com o Secretário Lourival Gomes que ocorreu no último mês. Depois de esclarecidas as dúvidas foi reafirmada a importância da luta sindical na defesa de melhores condições de trabalho para os funcionários do sistema prisional. "Não queremos só filiados, queremos servidores com vontade de lutar por um espaço melhor", informa o Coordenador de Sorocaba Silvio Roberto Pinheiro.
Quem vem recebendo muitas adesões em sua composição é o grupo de trabalho de AEVPs do SIFUSPESP. O grupo é aberto a todos AEVPS que queiram fortalecer, debater e elaborar propostas da categoria dentro do sindicato. “A filiação dos AEVPS e participação destes no trabalho sindical é muito importante. É preciso agregar ao trabalho sindical todos que buscam melhores salários e condições de trabalho", comenta o AEVP do grupo setorial de trabalho do SIFUSPESP, Arnaldo.
O SIFUSPESP protocolou e entregou à Coordenadoria Regional um relatório com as necessidades da PII e as reivindicações dos funcionários.
Assembleia Geral
No dia 13 de novembro estará sendo realizada na sede do sindicato, na capital paulista a Assembleia Geral da categoria para votar o indicativo de greve. Estão convocados a participar todos os servidores do sistema, filiados ou não ao sindicato. A Assembleia acontece as 10h da manhã na antiga sede do sindicato (Rua Dr. Zuquim, 244, Santana). Após a reunião, haverá um breve ato em frente a ALESP onde será dado a cada deputado a pauta de reivindicações dos servidores do sistema prisional.
O sindicato informa também aos servidores que desejam participar da Assembleia Geral do dia 13 de novembro, que entrem em contato com a regional mais próxima para garantir seu espaço no transporte para a capital.