compartilhe>

Inaugurada há sete meses, a Penitenciária de Capela do Alto foi visitada por representantes do SIFUSPESP na segunda-feira passada (30). A nova unidade já está tão integrada ao sistema que já sofre com os mesmos problemas das unidades antigas: falta de estrutura física, excesso de presos e déficit de funcionários.

 

O Coordenador da regional de Sorocaba, Silvio Roberto Pinheiro, acompanhado do Coordenador Adjunto Geraldo Arruda e do colaborador Marcos Aurélio, foram recebidos na entrada da unidade por dois diretores que conversaram sobre os problemas gerais da categoria e problemas pontuais da Penitenciária.

As unidades inauguradas pela SAP já iniciam suas atividades com grandes problemas. No caso da Penitenciária Masculina de Capela do Alto, a superlotação carcerária chega a quase o dobro da capacidade. Outro caso preocupante é a de funcionários. Só de ASPs há um déficit de 43. Na área de saúde há apenas um dentista e um auxiliar de enfermagem. Não tem clínico geral. No setor administrativo só tem dois oficiais administrativos e o único motorista é ‘emprestado’ de outra unidade. 

A falta de estrutura física também foi notada durante a visita. De acordo com os funcionários o horário de almoço é cumprido, porém, não há local adequado para o descanso. "Uma unidade nova deveria apresentar uma estrutura completa, mas não foi isso que aconteceu aqui", comentou um dos funcionários.

Os dirigentes sindicais ficaram decepcionados, porém não demonstraram surpresa com os problemas apresentados. "Alckmin parece não entender que é necessário ter estrutura física e corpo funcional para o bom andamento de uma unidade prisional. O sistema prisional está virando um barril de pólvora e a falta de políticas públicas é gritante", fala o Coordenador Pinheiro.

Um relatório sobre os problemas pontuais da unidade já foi enviado à diretoria do sindicato que deve cobrar medidas cabíveis aos órgãos responsáveis. O SIFUSPESP está conseguindo melhorias nos problemas pontuais de diversas unidades. Isto se dá ao trabalho conjunto entre o sindicato e servidores.   

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp