compartilhe>

Realizada na sede da CRN no último dia 15, uma reunião entre o SIFUSPESP e o Coordenador Carlos Alberto F. de Souza debateu temas de interesse da categoria, entre eles um dos mais graves problemas: o déficit de funcionários no sistema prisional paulista. No caso, foi conversado em específico da Penitenciária I de Avaré, unidade em que sobram funcionários no papel, mas que na prática o quadro se apresenta bem reduzido.

 

De acordo com números apresentados pelo Diretor da unidade e confirmados pelo Coordenador da Região Noroeste, aparentemente a PI de Avaré estaria com superávit de funcionários. O problema acontece quando estes números não são compatíveis com a realidade e se tornam irreais por diversos motivos, em especial o empréstimo e afastamento de servidores.

Se não ocorre na PI de Avaré, em outras unidades há funcionários designados para Fundação CASA, para a própria Coordenadoria, fóruns e órgãos ligados a SAP. Também constam no quadro da unidade ASPs já afastados, que aguardam a publicação da aposentadoria. Existem ainda os funcionários afastados para tratamento de licença saúde exatamente pela sobrecarga causada por excesso de trabalho por falta de servidores.

Mesmo considerando que o desvio de função na PI de Avaré é pequeno em relação a outras unidades, ele afeta a escala na área de segurança. Além disso, funcionários readaptados - a maioria, devido a problemas de saúde relacionada ao trabalho, (ex: motins, rebeliões, agressões, etc). Estes também não podem participar das escalas intra-pavilhões. Sem contar com o GIR, que por sinal cumpre com um ótimo trabalho, porém esses servidores do GIR não fazem mais parte da escala de serviços dos postos da unidade.

O caso não ocorre apenas na PI de Avaré. O déficit de funcionários é um dos principais problemas no sistema prisional paulista. A quantidade de servidores ditas no papel, se apresenta drasticamente menor na rotina de muitas unidades.

Com tantos argumentos, o Coordenador da CRN acabou reconhecendo a legitimidade da reivindicação. Pela dimensão da do problema, ficou acordado que o assunto será discutido com o próprio Secretário da Pasta.

“Estaremos fazendo uma reunião com os funcionários da PI de Avaré, onde faremos um abaixo assinado e agendaremos uma reunião com o Secretário da Pasta para discutir a questão”, informa Gilberto Machado, Tesoureiro do SIFUSPESP que esteve presente à reunião. O SIFUSPESP também encaminhará um ofício para as Coordenadorias solicitando o quadro real de funcionários.   

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp