compartilhe>
Na quarta-feira passada (10) aconteceu uma reunião entre um grupo de servidoras do sistema e diretores do SIFUSPESP, para tratar da reativação do Departamento das Mulheres do sindicato. O departamento tem como objetivo construir linhas de ação para discutir e resolver os problemas específicos das mulheres que trabalham no sistema prisional em todo o Estado de São Paulo.

A mulher conquistou espaço no mercado de trabalho, inclusive no sistema prisional. Porém, nem sempre o reconhecimento é proporcional às vitórias femininas. Por isso é importante em todo sindicato ter um departamento das mulheres, para buscar dialogar com as servidoras, verificar as condições de trabalho e saber as dificuldades que as mesmas enfrentam no dia a dia.

O departamento ficará responsável por chamar a atenção das autoridades, SAP, DEPEN, sobre a condição feminina dentro do Sistema Prisional. Uma das bandeiras já definidas como missão do Departamento das Mulheres do SIFUSPESP é conseguir a aposentadoria especial de 25 anos para as servidoras. Outra missão é lutar para que a SAP atue com previsão de excedente de servidoras, já que a licença-maternidade é um direito conquistado das mulheres que as licencia do serviço por um longo prazo.

DIRETORAS

Na reunião de reativação do departamento, as pessoas presentes concluíram que o trabalho tinha de ser iniciado imediatamente. Por isso, elegeram as mulheres que ficarão responsáveis pelo departamento: a diretora eleita foi Márcia Ferraz Barbosa; a vice-diretora é Carol Cardoso, ambas agentes de segurança penitenciária.

“Nesse primeiro momento vamos mobilizar as trabalhadoras, fazer com que elas se juntem a nós nessa proposta do sindicato de conseguir melhorias para as mulheres que trabalham no sistema prisional paulista. Vamos realizar encontros e reuniões, conversar sobre as necessidades específicas das mulheres nas unidades, e traçar um plano de ações que já começamos a idealizar”, explica a diretora Márcia Barbosa.

Presente à reunião, Antonia Maria Ribeiro de Angelis, a Toninha de Avaré, foi a primeira pessoa indicada para assumir a função de diretora do departamento, já que ela tem experiência na função (Toninha assumiu o Departamento das Mulheres na época da Junta Diretiva). No entanto, ela informou não poder assumir tal encargo por motivos pessoais. “Não posso assumir mais essa tarefa do sindicato. Já sou presidente do Conselho Fiscal e tenho outras atividades. Mas me comprometo a auxiliar a nova diretoria da melhor forma possível”, disse.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp