compartilhe>

 

A realidade do sistema prisional paulista, sob o ponto de vista do trabalhador e da sua saúde, está retratada no livro “Vidas Encarceradas – Trabalho e Cotidiano dos agentes penitenciários de São Paulo”, de autoria dos jornalistas Andréia Coutinho, Vanessa Ramos, Nathan Xavier e Guilherme Oliveira. Em recente entrevista para a Rede TVT, Vanessa e Andréia disseram que o que mais chamou a atenção delas foram os problemas de saúde dos agentes, em decorrência do forte estresse cotidiano a que são submetidos no trabalho.

As jornalistas comentaram sobre a dificuldade de conseguir informações oficiais para o trabalho de pesquisa. “Algumas respostas não foram dadas até hoje. Até hoje a gente espera alguns retornos”, explica Andréia. O SIFUSPESP colaborou com a pesquisa, passando informações sobre o sistema e o funcionalismo.

Vanessa destacou como fato mais surpreendente a questão da saúde do trabalhador do sistema. “É um ambiente de trabalho totalmente degradante, e todos os trabalhadores que nós entrevistamos fazem uso de remédio controlado. Todos tomam remédios controlados, passam por situações de estresse agudo, problemas psicológicos, sofrem de depressão”, cita, informando ainda que isso foi um dos motivadores para o desenvolvimento do livro.

Veja a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=k9BVVuAmxFA&feature=youtu.be&aVidas.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp