Matéria produzida pelo CCM Iamspe
A Comissão Consultiva Mista do Iamspe, plenária de entidades do funcionalismo que milita em prol do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual realizará, no próximo dia 22 de agosto, uma audiência pública na cidade de São Paulo para discutir questões do atendimento aos servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados na Capital e na Grande São Paulo. A audiência acontecerá no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10 horas.
O presidente estadual da CCM Iamspe e vice-presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), Sylvio Micelli destaca o ineditismo do evento. "Pela primeira vez vamos possibilitar a discussão dos problemas do atendimento na cidade de São Paulo. Essas audiências já fizemos às dezenas pelo Interior e Litoral, mas queremos que o servidor estadual compareça para trazer os problemas e sugestões para a melhora do atendimento na Capital", opina.
Micelli ressalta a importância da presença do Hospital do Servidor Público Estadual - Francisco Morato de Oliveira na cidade, mas aponta o déficit na prestação do atendimento. "Sabemos da grandeza do HSPE e que o servidor que mora na Capital tem nele a sua referência. Entretanto, além da crescente demanda, a cidade de São Paulo é imensa e há, também, sérios problemas de atendimento na Grande São Paulo, principalmente no extremo leste da cidade e em municípios como Guarulhos, Itaquaquecetuba, Arujá e outros da região do Alto Tietê, além de outras cidades da região oeste da Grande São Paulo e até no ABC".
O presidente da CCM Iamspe afirma que o caminho é a descentralização. "Há três anos, a atual administração do Iamspe vem ampliando o atendimento por meio de convênios com médicos e clínicas, mas seria necessário conveniar outros hospitais, dentro da cidade de São Paulo, para facilitar o atendimento", acredita. E completa: "isso só poderá ocorrer com mais recursos, que estamos batalhando junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado, e com uma alteração na lei vigente que possibilite o Iamspe fazer convênios com outros hospitais de retaguarda dentro da mesma cidade".
A CCM Iamspe pretende trazer para a audiência pública na Capital, representantes do Departamento de Convênios (Decam) e da administração do HSPE, além de coordenadores da CCM na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo.
A realização de audiências públicas é uma prática constante no trabalho da CCM Iamspe que, só em 2011, já fez encontros na região Oeste e no Litoral Sul do estado de São Paulo.
O evento tem o apoio da Câmara Municipal de São Paulo, por meio do gabinete do vereador Carlos Neder.