compartilhe>

 

Anderson Pereira, agente penitenciário e deputado estadual em Rondônia, falou sobre Polícia Penal, união da categoria e realidade do sistema em seu estado

 

O agente penitenciário e deputado estadual de Rondônia, Anderson Pereira, esteve na sede do SIFUSPESP em São Paulo na última sexta-feira, 23/03, para dialogar com o sindicato sobre o momento de união da categoria em torno da aprovação de pautas favoráveis aos trabalhadores penitenciários em todo o país. Pereira também falou sobre a realidade que envolve o trabalho da segurança pública em seu Estado.

O parlamentar, que foi presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores(SINGEPERON) de Rondônia entre 2011 e 2016 falou com o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, sobre temas como a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que cria a Polícia Penal. Já ratificada pelo Senado, a PEC está travada na Câmara devido à intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Na opinião de Anderson Pereira, a criação da Polícia Penal pode trazer grandes benefícios à população brasileira e aos trabalhadores penitenciários. “O trabalho policial que já é feito pelos agentes no cumprimento da pena dos detentos pode ser ampliado no sentido do uso da inteligência para a prevenção de crises nas unidades e de aumento da segurança da sociedade, na integração com outras polícias e consequente bem estar de todos”, afirmou.

Para o parlamentar, a possível aprovação do Sistema Unificado de Segurança Pública, que vem sendo ventilada pelo governo federal, também pode colaborar nesse sentido. “Em Rondônia nós já possuímos uma ligação forte com as Polícias Civil e Militar nos quesitos de investigação e troca de informações, o que permite que possamos exercer nossas atividades de forma a combater a criminalidade com maior eficiência”, destacou Pereira.

O deputado estadual e agente penitenciário ainda relatou aos diretores do SIFUSPESP algumas das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores penitenciários em Rondônia. Pereira esclareceu que o Estado, que conta com cerca de 12 mil detentos e um quadro de 3 mil agentes, possui dificuldades na gestão das penitenciárias devido à grande distância entre as unidades e também à falta de estrutura para seu bom funcionamento.

“Apesar de estar em uma situação ainda difícil, precisando de mais funcionários, o sistema prisional em Rondônia melhorou muito desde que o sindicato passou a ser mais atuante - inclusive com uma greve que durou mais de dois meses, em 2014 - pois antes não tínhamos sequer viaturas para fazer o transporte dos presos e armas para a escolta, além de ter o pior salário da categoria do Brasil na época”, afirma.

Para Pereira, essa luta constante dos movimentos políticos, que em Rondônia simbolizou mudanças efetivas no sistema prisional, precisa continuar em âmbito nacional para que os objetivos da categoria sejam atingidos. “Como deputado eu observo hoje como os governos funcionam e vejo o quanto eles respeitam e dialogam com os sindicatos se a luta é prioridade”, finalizou.

  

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp