O CDP é pioneiro na realização de qualificação e especialização de servidores condutores
Um veículo de transporte de presos presos travou a roda, que em seguida pegou fogo. O problema foi contornado rapidamente. O fato ocorreu em ocorreu em São Caetano, lançado em nota pelo SIFUSPESP. Trazemos aqui a notícia de que tanto os condutores da ocasião, assim como todos os oficiais operacionais e agentes penitenciários com autorização para conduzir os veículos destinados a este tipo de transporte, participaram de Curso de Direção Defensiva de Veículos de Transporte de Presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André.
Lívia Barreiro da Silva, agente de segurança penitenciária, lotada no mesmo CDP, foi quem trouxe a informação à imprensa do sindicato. Ela trabalha na realização do curso e explica que a CIPA, juntamente com a diretoria do CDP de Santo André, enviou o instrutor de trânsito, agente de segurança penitenciária, Getúlio Álvaro Bonifácio Pinto do CDP de Itapecerica da Serra para auxiliá-la no trabalho.
Os ASPs Lívia e Getúlio são Instrutores de Primeiros Socorros e Instrutora de Trânsito, ambos credenciados pelo DETRAN e pela Polícia Federal, de maneira que puderam proporcionar aos servidores 10 horas de curso intensivo de direção defensiva com conteúdo prático e teórico. Santo André também recebeu o curso de direção defensiva para motociclistas, sendo que está disponível a todos os funcionários da SAP por meio da EAP.
“Este curso destinado aos agentes que conduzem caminhões de transporte de presos é novo e Santo André se mostrou pioneiro em realizar, por meio de parcerias firmadas pela CIPA da Unidade na realização de instruções operacionais, trazendo segurança ao profissional na execução de suas atividades conforme previsão normativa”, afirmou Lívia. “O fato que ocorreu há dias atrás com o veículo de transporte de presos em São Caetano prova o quanto é importante a especialização dos nossos motoristas”, concluiu.