compartilhe>

Dar continuidade nas competições é de extrema importância para o preparo de Edson de Azevedo para o mundial

 

Edson de Azevedo, Agente de Segurança Penitenciária, pertencente a tropa de elite do sistema prisional paulista, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), na Penitenciária de Marília. Atleta medalhista na categoria master, modalidades de lançamento do martelo, de disco, de martelete.

Edson tem uma bonita trajetória, uma história diferente de recomeço surpreendente. Iniciou no atletismo 15 anos na equipe Sesi Marilia. Nesse período obteve bons resultados no lançamento do martelo, sendo convocado pela seleção Paulista de atletismo para categoria até 16 anos de idade, terminando o campeonato como vice-campeão.

Com o resultado foi convidado para integrar a equipe Sesi de São Caetano, muito conceituada na época. Entretanto, devido problemas familiares, recusou a oferta continuou na equipe de Marília por mais quatro anos e obteve medalhas em jogos regionais, estaduais da federação paulista de atletismo e novamente foi vice-campeão brasileiro juvenil.

Encerrou a carreira em 1997, com 20 anos.

 WhatsApp Image 2018 03 19 at 15.12.51 WhatsApp Image 2018 03 19 at 15.37.32

Recomeço

Edson tornou-se agente de segurança penitenciária em 1998 e permaneceu. Para o atleta foi uma surpresa que ter mantido tudo o que aprendeu quando mais jovem e mais do que isso, obter forma para conseguir importantes vitórias.

“Num dado momento pensei em retornar ao atletismo e descobri que nele poderia obter qualidade vida. Então comecei a treinar tanto tempo depois de ter parado, em maio de 2017 e competir na categoria master”

Para surpresa do agente, em julho do mesmo ano ganhou uma medalha de bronze no jogos regionais do interior em Osvaldo Cruz defendendo Marília. Em agosto, participou do 49º Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Master, sendo campeão paulista do lançamento do martelo, vice-campeão do martelete, batendo três vezes o recorde paulista. Além de conquistar o terceiro lugar no arremesso de peso.

Em setembro participou do XXIV troféu Brasil Caixa Master de atletismo, na cidade de Porto Alegre, alcançando as colocações de 2º lugar no lançamento do martelo, 2º lugar no lançamento do disco e 2º lugar no lançamento do martelete.

O atleta, depois deste recomeço, conquistou o recorde pessoal de lançamento do martelo (45,50 metros), lançamento do martelo (40 metros) e lançamento do martelete (12 metros). Com todas as conquistas, Edson necessita de patrocínio para continuar competindo e garantindo outras vitórias.

“Tenho conseguido algumas parcerias de suplementos alimentares e nutrição. No restante acabo pagando para continuar a carreira de atleta que  mesmo tendo ficado parado tanto tempo, retomei com conquistas que não imaginava. A cidade de Marília também me ajuda com as inscrições nos campeonatos. Necessito de patrocínio porque me vejo como um exemplo de prática de exercícios e possibilidade de não viver no sedentarismo e obter saúde”, explica.

Edson tem consciência de que na categoria existem muitas pessoas com problemas de saúde, até pela natureza da profissão, da pressão e ansiedade diárias. Além dos problemas que a falta de estrutura do sistema acaba gerando na saúde do trabalhador. O exercício físico ajuda na recuperação de doenças cardiovasculares, diabetes e é importante inclusive, na saúde mental.

 

Competições de 2018

Edson explica que as competições são de suma importância para sua preparação, visando o campeonato mundial militar de atletismo em 2019 na cidade de Chengdu na China: o Word Police and Fire Games 2019.

“Lá terei a honra de representar minha corporação, e a bandeira do meu país na busca do lugar mais alto do pódio”, ele afirma.

 WhatsApp Image 2018 03 19 at 15.12.52

Aqueles que se interessarem em ajudar a carreira esportiva do companheiro de farda, seguem os contatos:

Telefones (14) 34252888/ Ramal 206

Email- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram - @edsona27

Facebook - edson hummer

 

CALENDARIO MASTER

Abril

14- 1º torneio master - Florianópolis/SC

15- 2º etapa torneio estímulo - São Paulo/SP

27,28 e 29- copa do Brasil de Atletismo - João Pessoa/PA

Maio

12 e 13- Grand prix Mercosul/Argentina,(cidade a definir)

Junho

16 e 17- 25º Estadual de atletismo master- Jacarepaguá/RJ

23- Pentathorw-Porto Alegre/RS

Agosto

18 e 19- 50° estadual master de atletismo- São Paulo/SP

Setembro

22 e 23 - estadual alagoano- Maceió/AL

23- 4º etapa torneio estímulo- São Paulo/SP

Outubro

12,13 e 14- confraternização Internacional Nipo brasileira 110 anos Brasil/Japão/São Paulo

20 e 21- campeonato Estadual de atletismo master- Porto Alegre/RS

Novembro

17 e 18- campeonato brasileiro de atletismo- São Paulo/SP

Dezembro

08 e 09- Torneio internacional Lopes testa - Montevidéu/Uruguai

 

Conquistas

⁃ Mundial militar: 1º lugar

⁃ mundial master 2017: 38º lugar

⁃ Brasileiro master 2017: 2º lugar

⁃ Estadual master 2017: 2º lugar









 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp