compartilhe>

No últimos sábado e domingo, dias 23 e 24 de Fevereiro, as ocorrências foram diversas, entretanto os trabalhadores penais, utilizando da expertise adquirida no dia a dia, por observação de comportamentos suspeitos, em algumas unidades com auxílio do aparelho de scanner corporal, obtiveram êxito no procedimento de revista.

Ao contrário do que pensa o senso comum, esta não é uma tarefa fácil de ser realizada. Assim como o scanner não substitui o trabalho de inteligência e perspicácia para o cumprimento da operação. Além disso, com a superlotação das unidades, o número de visitantes é absurdo e o déficit funcional é um fator agravante.

Desta maneira, o SIFUSPESP exalta os funcionários do sistema prisional paulista pela realização deste trabalho. Parabéns aos guerreiros!

 

Segue abaixo os destaques das apreensões:

Franco da Rocha: foi encontrado em meio a fatias de queijo e presunto droga sintética (K4);

Hortolândia: companheira de um detento foi surpreendida com 25 adesivos de LSD na costura da sacola;

Casa Branca: estava com números de celulares e de conta bancária escondidos na calça.

 

Região Metropolitana de São Paulo

Franco da Rocha

Na Penitenciária II “Nilton Silva”, de Franco da Rocha, a mãe de um sentenciado estava com droga sintética (K4) escondidas em meio a fatias de queijo e presunto, tentou entrar na unidade quando o entorpecente foi encontrado após o recipiente plástico que guardava a comida ter sido revistado pelos agentes de segurança de plantão.

Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha

Duas visitantes foram flagradas com maconha. Uma delas levava 12 gramas da substância no cós de sua calça, que foi vista através de revista no escâner corporal. A segunda ocorrência do dia foi identificada em maços de cigarro. 44 gramas de maconha estavam escondidas dentro de cigarros.

Centro de Progressão Penitenciária, de Franco da Rocha

A companheira de um sentenciado da unidade foi surpreendida durante revista no escâner corporal com um invólucro contendo entorpecente escondido em sua genitália. Após as imagens do aparelho detectarem um objeto de formato arredondado, a visitante foi questionada e afirmou não carregar nada consigo. Diante do fato foi solicitado o deslocamento da mulher ao pronto socorro local, onde passou por consulta médica e foi constado que portava dois invólucros contendo cocaína.

Diadema

No Centro de Detenção Provisória de Diadema, quatro visitantes foram impedidas de entrar na unidade após terem sido flagradas com entorpecentes. Em três situações as mulheres levavam maconha escondida em suas roupas (na barra da calça ou no top). O quarto flagrante do dia apreendeu 40 comprimidos de ecstasy e uma folha de papel, de LSD. As substâncias estavam todas escondidas na roupa íntima (top) da mulher.

São Bernardo do Campo

No Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, duas visitantes foram surpreendidas com ilícitos escondidos na genitália, observados através das imagens do escâner corporal. A companheira de um sentenciado da unidade levava em seu corpo um invólucro contendo maconha, cocaína, ecstasy e LSD. Já a irmã de um detento do CDP escondia um pacote com micro celular em sua genitália.

Mauá

Os agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória de Mauá apreenderam dois invólucros de maconha com uma visitante da unidade. O entorpecente estava escondido no cós do sutiã da mulher e foi visto através das imagens do escâner corporal.

 

Vale do Paraíba e Litoral

Praia Grande

No Centro de Detenção Provisória "ASP Charles Demitre Teixeira", o CDP de Praia Grande. Enquanto os agentes revistavam os pertences trazidos por uma visitante, foi encontrado um aparelho de telefonia móvel com bateria, um chip e um cartão de memória dentro de uma sacola. A suspeita, de 53 anos, é mãe de um detento do presídio.

Potim

Na Penitenciária II de Potim. Uma mulher foi surpreendida tentando entrar com maconha, o flagrante foi realizado após o trabalho de inspeção dos servidores da unidade prisional. As agentes de segurança observaram um objeto estranho na região pélvica da jovem, de 19 anos, a partir de imagens geradas pelo escâner corporal. A suspeita admitiu que carregava um invólucro com 48 gramas de maconha no corpo, retirado espontaneamente em local reservado. A mulher era companheira de um detento.

 

Região Noroeste

Álvaro de Carvalho

A Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho registrou dois flagrantes de visitantes tentando entrar com drogas e material suspeito no último final de semana. O primeiro caso ocorreu quando uma mulher escondeu 117 gramas de maconha na genitália. Após ser questionada, ela confessou a irregularidade e retirou o entorpecente de seu corpo. O outro flagrante resultou na apreensão de anotações suspeitas com uma das visitantes.

Avanhandava

Uma mulher foi flagrada com maconha no corpo durante procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária de Avanhandava. Após ser questionada, ela confessou a irregularidade e, em sala reservada, retirou de seu corpo a droga, pesando 50,96 gramas.

Bauru

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru impediram a entrada de um aparelho celular na unidade, em procedimento de revista. O telefone móvel, que continha um chip e cartão de memória, estava na sacola de pertences da visitante. Questionada, a mulher alegou que a sua bolsa, onde estava guardado o aparelho, teria se rasgado. Ela disse, então, que o celular teria caído na sacola sem que ela notasse.

Bernardino de Campos

Uma mulher foi flagrada tentando entrar com uma porção de maconha escondida em sua genitália, na Penitenciária de Bernardino de Campos. A droga, pesando 77,1 gramas, foi descoberta durante procedimento de revista pelo escâner corporal. A visitante foi levada para uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou espontaneamente o entorpecente.

Cerqueira César

Uma mulher foi flagrada tentando entrar com droga no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César. Ela, que apresentou bastante nervosismo durante o procedimento de revista, escondeu um cigarro de maconha em meio ao maço de cigarros comum, que levava em sua bolsa.

Marília

Agentes de segurança da Penitenciária de Marília aprenderam porções de maconha com uma mulher, durante procedimento de revista pelo escâner corporal. Ela escondia as drogas no cós da calça e no sutiã. Questionada, a visitante disse que receberia R$ 500 pelo transporte do entorpecente, sem, contudo, dizer para quem entregaria a maconha.

Reginópolis

A Penitenciária “Sgto PM Antônio Luiz de Souza” II de Reginópolis registrou dois flagrantes de visitantes tentando entrar na unidade com drogas. O primeiro ocorreu quando uma mulher escondeu maconha em seu corpo. Questionada após ser flagrada pelo escâner corporal, a visitante confessou a irregularidade e retirou o entorpecente de seu corpo. No outro caso, uma mulher tentou acesso ao interior do presídio com duas porções de maconha, também escondidas no corpo.

Ribeirão Preto

Uma mulher foi flagrada ao tentar entrar com maconha no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto. Flagrada pelo escâner corporal, a visitante escondeu a droga no cós da calça. Questionada, ela alegou ser usuária de drogas e justificou a irregularidade dizendo que não conseguiria ficar sem fumar maconha durante todo o período de visita.

Serra Azul

A Penitenciária I de Serra Azul registrou um flagrante ousado de visitante tentando entrar com droga na unidade prisional. A mulher usou “bifes a rolê” como forma de camuflar o entorpecente. Ao todo, os agentes de segurança apreenderam 11 porções de maconha em pedaços de carne, durante inspeção em vasilha de alimento. Os bifes foram costurados com linha preta. A mesma visitante também tentou entrar na unidade com anotações do tráfico e cocaína alojada em um par de tênis infantil. 

 

Região Central

Itapetininga

Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno”, de Itapetininga

uma visitante escondia, nas partes íntimas, um invólucro de maconha. Ela foi pega pelos agentes penitenciários após passar pelo escâner corporal, que acusou algo escondido no corpo da mulher.

Penitenciária “Asp Maria Filomena de Souza Dias, de Itapetininga

uma pessoa foi pega pelos servidores tentando levar maconha para o preso escondida dentro do sutiã. No dia seguinte, outra pessoa tentou entrar no dia de visitas escondendo maconha e cocaína no forro da calcinha.

Hortolândia

A companheira de um detento foi surpreendida com 25 adesivos de LSD na costura da sacola, durante o procedimento de revista de alimentos, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Hortolândia. Segundo informações da unidade prisionais, além da droga, agentes encontraram também bilhetes.

Campinas

Uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas com 118 gramas de maconha escondidos na genitália. A apreensão ocorreu durante o procedimento de revista, quando agentes perceberam alterações nas imagens feitas pelo escâner corporal. A mulher demonstrou nervosismo e quando foi questionada admitiu que estava com drogas e que pretendia entregar ao companheiro.

Limeira

Uma mulher foi flagrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, quando tentou se desfazer de um pacote de maconha no momento em que passou pelo escâner corporal, mas foi percebida pelos funcionários. A princípio ela negou que estivesse portando algo ilícito, mas os agentes encontraram o pacote que ela havia jogado fora. A visitante admitiu que o material teria como destino o companheiro preso.

Casa Branca

Duas mulheres foram flagradas na Penitenciária ‘Joaquim de Sylos Cintra’, em Casa Branca, durante o procedimento de revista. De acordo com informações da unidade prisional, as imagens feitas pelo escâner corporal mostraram divergências na calça da visitante, que ao ser interrogada pelos agentes disse que estava com números de celulares e de conta bancária escondidos na calça. Em uma segunda ocorrência uma mulher de 32 anos foi flagrada tentando entrar na unidade prisional com 100 gramas de cocaína dentro da genitália. Ela foi encaminhada ao hospital do município para retirada do invólucro.

 

Região Oeste

Andradina

Na Penitenciária “Asp Anísio Aparecido de Oliveira, uma visitante foi submetida ao escâner corporal durante procedimento de revista e foi pega pelas agentes com maconha escondida em sua genitália. Ao ser questionada pelas servidoras, a visitante entregou espontaneamente a substância.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “A.E.V.P Cristiano de Oliveira, duas placas de celular foram apreendidas com uma visitante que levava comida para o companheiro. No dia seguinte, houve nova apreensão de placa de celular com outra pessoa, que tentou esconder o acessório no corpo, mas o escâner corporal flagrou a tentativa de entrada com produto proibido.

Lavínia

Penitenciária II “Luís Aparecido Fernandes”, de Lavínia

Foram feitas duas apreensões com visitantes. Na primeira delas, uma mulher foi pega após passar pelo escâner corporal com um invólucro contendo 1 celular e dez fios de estanho. No dia seguinte, outra mulher que iria visitar o companheiro foi flagrada com celular escondido no corpo.

Penitenciária III “Asp Paulo Guimarães” ,de Lavínia

Foram registradas duas ocorrências. No primeiro flagrante, uma visitante, companheira do sentenciado, tentou entrar na unidade com uma vasilha de plástico com 3 invólucros cheios de droga sintética Ecstasy, somando o total de 300 unidades em formato de comprimidos. A visitante foi questionada sobre o fato e disse que estava trazendo os invólucros a pedido de outra pessoa. Depois, servidoras flagraram uma visitante tentando levar ao filho uma vasilha de plástico de comida com 2 dois invólucros contendo duas placas de aparelho celular. A visitante foi questionada sobre o fato, a qual relatou em depoimento que estava trazendo os produtos a pedido de outra pessoa.

Martinópolis

Na Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis, uma senhora foi pega pelas servidoras da unidade tentando entrar na unidade com um invólucro inserido em sua genitália que escondia dois celulares sem carcaça. Na mesma data, uma mulher tentou levar ao companheiro um micro celular escondido em sua genitália.

Pacaembu

Na Penitenciária “Ozias Lucio dos Santos”, foram contabilizados quatro casos de visitantes tentando entrar na unidade com produtos ilícitos. No primeiro registro, uma visitante passou pelos procedimentos de revista no aparelho de escâner corporal foi surpreendida com um aparelho celular. O ilícito estava introduzido em sua genitália. Outra visitante foi surpreendida tentando entrar um invólucro contendo cocaína. O material estava introduzido em sua genitália. Servidores ainda flagraram uma outra mulher com cocaína escondida em sua genitália e uma mulher com documento falso.

Presidente Bernardes

Na Penitenciária “Sílvio Yoshihiko Hinohara, durante procedimento de revista no escâner corporal, duas visitantes foram flagradas com produtos ilícitos. A primeira delas estava com um micro aparelho de telefonia celular escondido em sua genitália. A segunda, carregava maconha em sua calcinha. No dia seguinte, durante procedimento de revista no escâner corporal, outras três visitantes foram pegas com maconha na região do quadril.

Riolândia

Na Penitenciária “João Batista de Santana”, uma visitante, companheira de um sentenciado foi surpreendida com um celular introduzido em sua genitália. No mesmo dia , outra visitante de preso foi flagrada com celular, introduzido em sua genitália.

Nova Independência

No CDP Nova Independência, uma mulher foi surpreendida pelas servidoras que observaram em suas roupas alguns números de telefones escritos.

 

 

Leia a matéria:

http://www.sap.sp.gov.br/noticias/pauta-26-02-19.html#top 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp