compartilhe>

AEVPs renderam detento quando ele tentava saltar o muro da unidade

 

Agentes de segurança penitenciária(ASPs) e agentes de escolta e vigilância penitenciária(AEVPs) conseguiram impedir um detento de fugir da Penitenciária de Franca neste domingo, 07/04. O preso foi rendido quando tentava escalar o muro da unidade.

De acordo com informações obtidas pela equipe de comunicação do SIFUSPESP, o sentenciado teria aproveitado o dia de visitas para pegar com outra pessoa (ainda não identificada) roupas que não condizem com a vestimenta padrão dos detentos, com a ideia de vesti-las, confundir a vigilância e passar por barreiras até chegar próximo à saída. Os ASPs foram alertados e, percebendo a movimentação, passaram a procurar pelo detento.

Como para passar pela última fiscalização é preciso escanear a impressão digital em um equipamento eletrônico para liberação - o que só é feito para as visitas - o preso tentou, no desespero, escalar o muro da unidade, quando foi rendido pelos AEVPs que estavam de plantão na muralha, e finalmente contido pelos ASPs.

De acordo com os servidores da unidade, a Penitenciária de Franca tem sofrido com um quadro forte de déficit de funcionários, além de estar superlotada, contando atualmente com uma população de 1.974 presos, tendo uma capacidade para apenas 847.

“Apesar de publicações da imprensa da região mencionarem “falhas” na segurança, devemos discordar desse ponto de vista que não condiz com a realidade do espaço e ressaltar que o trabalho da equipe de funcionários, mesmo em número muito reduzido, foi brilhante e teve sucesso ao impedir o detento de fugir”, esclareceu Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP, ao exaltar o trabalho dos ASPs e AEVPs.

A equipe de servidores lavrou boletim de ocorrência sobre a tentativa de fuga e o preso foi isolado do contato com os demais, conforme procedimento-padrão da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp