compartilhe>

Conforme assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ocorreram tentativas de entrada de drogas, celulares, entre outros da parte de visitantes, nos casos abaixo, o último final de semana, 13 e 14 de abril. Durante o procedimento de visitas, algumas vezes com o auxílio de scanner corporal, agentes penitenciários conseguiram impedir a entrada desses materiais. É necessário dizer que este trabalho vai além da observação de imagens em scanners - o que para realizar é necessário treino e experiência, além da especializada observação de comportamento dos visitantes no momento da entrada. Agentes, devido a experiência de constante observação, reconhecem trejeitos e palavras utilizadas para tentar distrair o procedimento de revista. É um trabalho especializado "informalmente" e pouco reconhecido.

 

Capital:

No Centro de Detenção Provisória Chácara Belém I, os agentes de segurança da unidade apreenderam maconha que era levada por uma visitante. O entorpecente estava escondido na vasilha de comida, dentro de carnes cortadas em cubos, e foi encontrado durante procedimento de revista realizado pelos servidores.

Agentes de segurança do Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, apreenderam maconha e cocaína que estavam escondidas nas partes íntimas de duas visitantes. 

No Centro de Detenção Provisória I “ASP Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros, agentes apreenderam um telefone celular com a companheira de um preso que iria visitá-lo.

Ao passar pelo escâner corporal, os agentes de segurança da unidade identificaram nas imagens uma anormalidade na região pélvica da mulher. O aparelho estava escondido na genitália da visitante que, em local apropriado, retirou o invólucro e o entregou para instauração de procedimentos cabíveis. No extremo sul da capital, na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, dois visitantes tentaram burlar a fiscalização para entrar na unidade com drogas. Dois homens foram flagrados com entorpecentes escondidos no fundo de suas calças. Com um dos homens foram apreendidas 12 tiras da droga sintética conhecida como K4 e 26,8g de maconha. A segunda ocorrência flagrou 55g de cocaína e 9,3g de maconha. Os entorpecentes estavam na roupa dos visitantes.

     

Guarulhos:

Na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey”, de Guarulhos, uma visitante foi surpreendida durante revista no escâner corporal com seis invólucros de maconha escondidos na sola de seu chinelo.

 

São Bernardo do Campo:

O Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo registrou a apreensão de celulares e partes de aparelhos com quatro visitantes da unidade. Em todas as situações as mulheres estavam com os telefones escondidos em seus corpos. O flagrante aconteceu logo que elas passaram por revista no aparelho de escâner corporal, que indicou anormalidades nas regiões pélvicas dos corpos das visitantes.

  

Diadema:

Uma mulher acabou sendo pega com um invólucro contendo 39g de cocaína, 2g de maconha e dez papeis aparentando ser LSD no Centro de Detenção Provisória de Diadema. Os entorpecentes estavam escondidos na genitália da visitante, que afirmou estar com os ilícitos em seu corpo assim que as imagens do aparelho escâner corporal indicaram anormalidades.

  

Franco da Rocha:

A companheira de um preso da Penitenciária II “Nilton Silva”, de Franco da Rocha, foi flagrada, tentando levar para dentro da unidade prisional cigarros contendo cocaína. Os agentes de segurança apreenderam aproximadamente 33g do ilícito que estava camuflado dentro dos filtros.

 

São Vicente:

A mãe de um sentenciado da Penitenciária “Dr. Geraldo de Andrade Vieira”, a PI de São Vicente, foi surpreendida com 57 gramas de cocaína em um invólucro escondido entre a calcinha e o absorvente que usava. A mulher, de 39 anos, foi flagrada ao ser submetida ao procedimento de revista por meio de escâner corporal, quando foi identificado um volume atípico em seu corpo. No mesmo presídio, no outro dia uma jovem de 20 anos foi barrada com 41 g de maconha e uma cartela com 20 selos de LSD em um invólucro que carregava na genitália. O material foi detectado nas imagens geradas pelo escâner corporal e a suspeita pretendia entregar os alucinógenos a seu companheiro, recluso na unidade. Na Penitenciária II de São Vicente, os servidores encontraram uma placa de microcelular na comida trazida por uma mulher de 36 anos, por meio de inspeção com aparelho de raio-X. A suspeita escondeu o eletrônico em um pedaço de carne, que seria entregue a seu irmão, detento no estabelecimento penal.

   

Taubaté:

Servidoras do Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos”, o CDP de Taubaté, identificaram algo estranho na região pélvica de uma visitante a partir de imagens geradas pelo escâner corporal. Questionada, a jovem alegou que o volume atípico era de seu absorvente, e então foi convidada a retirar o produto para análise em sala reservada. Percebendo o nervosismo da suspeita, as agentes solicitaram também sua roupa íntima para verificação e descobriram que uma porção de 20 gramas de maconha que foi costurada no forro da calcinha. A erva seria entregue ao companheiro da visitante, preso no estabelecimento penal.

Tremembé:

A mãe de uma sentenciada foi surpreendida com um cabo USB escondido em um cobertor que entregaria a sua filha, reclusa na Penitenciária Feminina II de Tremembé. O objeto foi encontrado quando os agentes revistaram os pertences trazidos pela mulher, de 61 anos.

Flórida Paulista:

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira”, de Flórida Paulista, uma visitante foi flagrada tentando entrar com duas placas de micro aparelho de telefonia celular. O fato ocorreu durante o procedimento de revista no Setor de Portaria, quando agentes penitenciárias notaram certo nervosismo por parte da mulher que, ao ser submetida à revista do escâner corporal, foi surpreendida pela imagem apresentada, escondendo em suas íntimas um invólucro com duas placas de micro aparelho de telefonia celular. Ao ser questionada, a visitante confirmou a posse ilegal, retirando-o do corpo em seguida.

 

Assis:

Na Penitenciária de Assis, uma visitante foi pega tentando levar ao irmão duas garrafas de refrigerante. Ao passar as garrafas pelo equipamento de raio-x, a servidora notou algo errado. Ao abrir a tampa para inspeção do produto, sentiu forte odor etílico nas duas garrafas.

  

Andradina:

Na Penitenciária “Asp Anísio Aparecido de Oliveira”, de Andradina, uma visitante foi flagrada com maconha escondida em suas partes íntimas. Ela foi flagrada ao ser submetida ao aparelho de escâner corporal da unidade. Após ser questionada pela servidora, a visitante entregou espontaneamente um volume. Na mesma unidade prisional, outra visitante foi impedida de entrar por esconder maconha em suas partes íntimas. Horas depois, uma outra visitante foi pega escondendo um celular no meio de roupas de crianças as quais trazia em uma sacola.

  

Sorocaba:

A mãe de um detento foi flagrada, durante o procedimento de revista carregando 481 LSD no cós da calça que ela pretendia entregar ao filho, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. As agentes perceberam que a roupa estava com o cós mais grosso que o normal e, além disso, havia uma costura artesanal na peça. Ao ser questionada, a suspeita disse que outra visitante havia pedido para que ela levasse a calça para um sentenciado que está na mesma cela que o seu filho.

Itirapina:

Na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, Itirapina II, cinco mulheres foram flagradas, uma mulher foi pega tentando entrar na unidade com um aparelho microcelular escondido na genitália. Na mesma data, outra mulher foi surpreendida quando a comida que levava a um dos presos passou pelo raio-x. Rapidamente, agentes encontraram 495 gramas de maconha em na vasilha com macarrão. Em outro caso, uma visitante passou pelo escâner corporal e foi constatado que ela usava um supositório contendo 79 gramas de maconha, 52 gramas de cocaína e cem micropontos de LSDs. Mais duas mulheres foram flagradas tentando entrar com entorpecentes misturados aos alimentos. Agentes impediram a entrada de 307 gramas de maconha escondidos em duas vasilhas com macarrão. As cinco visitantes foram encaminhadas ao plantão policial. A que estava com um microcelular foi ouvida e liberada, as quatros que foram flagradas com entorpecentes permanecem à disposição da Justiça.

 

Marília:

Na Penitenciária de Marília, agentes de segurança flagraram uma visitante tentando entrar com duas porções de maconha na alça de pano da bolsa, mas logo ela foi descoberta após procedimento de rotina pelo escâner corporal. Ao ser questionada, a visitante contou que havia emprestado a bolsa de outra visitante, portanto, não tinha conhecimento do entorpecente, que contabilizou peso total de 88 gramas.

Iperó:

Na Penitenciária Odon Ramos Maranhão, de Iperó, uma visitante foi flagrada carregando um celular e 2 notas de R$ 2 misturados na comida que seria entregue ao sentenciado.

Piracicaba:

No Centro de Detenção Provisória Nelson Furlan de Piracicaba, uma mulher foi impedida de entrar por estar escondendo cigarros de maconha em seu corpo.

Guareí:

Na Penitenciária "Nelson Vieira" de Guareí, uma visitante foi flagrada com maconha após passar pelo escâner corporal. O entorpecente estava nas partes íntimas da mulher. A visitante foi encaminhada ao Pronto Socorro local, onde foi constatado o ilícito.

 

Campinas:

No Centro de Detenção Provisória de Campinas, uma visitante foi surpreendida na unidade tentando entrar com maconha escondida em sua genitália. Após averiguação, foi constatado que a mulher levava 110 gramas de maconha.

 

Riolândia:

Na Penitenciária "João Batista de Santana", em Riolândia, uma vistante foi surpreendida durante os procedimentos rotineiros de revista com um aparelho microcelular e dois chips eletrônicos, os quais estavam introduzidos em sua genitália, sendo que a mesma retirou os ilícitos por livre e espontânea vontade.

Venceslau:

Na Penitenciária "Maurício Henrique Guimarães Pereira", a P II de Venceslau, uma visitante foi surpreendida, com maconha. Ela levava o entorpecente na salada de legumes que estava junto com seus pertences.

 

Presidente Bernardes:

Na Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara", de Presidente Bernardes, agentes flagraram quatro visitantes escondendo celulares em suas partes íntimas.

  

Osvaldo Cruz:

Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, após passar pelo aparelho de escâner corporal, uma visitante foi impedida de entrar na unidade. O equipamento apontou um celular que estava introduzido em sua genitália.

Mirandópolis:

Na Penitenciária Nestor Canoa, de Mirandópolis, agentes flagraram, 152 invólucros e dois tabletes de maconha que estavam dentro de uma vasilha de plástico, escondidos entre os alimentos. A comida chegou a passar pelo aparelho de raio-x.

 

Lavínia:

Na Penitenciária “ASP Paulo Guimarães”, a PIII de Lavínia, ao pais de um sentenciado levavam na alça da bolsa da sacola de comida um pedaço de estanho. Ao abrirem a vasilha de comida, agentes acharam, ainda, fermento granulado. Na Penitenciária “Luis Aparecido Fernandes”, a PII de Lavínia, uma visitante passou pelo escâner corporal que apontou um aparelho celular, posteriormente vindo a retirar voluntariamente de suas partes íntimas. Na mesma data, outra mulher foi submetida detector de metais e ficou constado que havia algo de metal em seu corpo. Indagada, a moça alegou que trazia um aparelho celular, e posteriormente o retirou de suas partes intimas o referido aparelho. Na Penitenciária Vereador Frederico Geometti de Lavínia, agentes impediram um maço de cigarros contendo maconha entrasse na unidade.

     

 

Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/noticias/pauta-16-04-19.html#top

Fotos: Divulgação SAP

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp