compartilhe>

Ontem (08/05) na hora da tranca, três presos do pavilhão disciplinar do CDP Praia Grande, desacataram os Policiais Penais negando-se a retornar à cela e proferindo xingamentos.Ato contínuo os amotinados forçaram a porta da cela, os demais presos se juntaram a eles no pátio de banho de sol e começaram a fazer uma barricada.

Foi necessária a rápida intervenção da célula do CIR que teve de fazer uso de munição de elastômero e efeito moral para conter os amotinados e fazê-los retornar à cela. O incidente foi contido por volta das 19 horas e não há relatos de feridos.

Hoje o GIR vai intervir na unidade para uma revista e a condução dos presos que cometeram falta disciplinar para a unidade de Martinópolis.

O CDP de Praia Grande tem capacidade para 540 presos e hoje conta com uma população de 950, estando 175% além da lotação projetada e bem acima dos 137,5% determinados como superlotação máxima permitida pelo STF no julgamento da RCL 58207.

O déficit funcional também dificulta a manutenção da ordem e segurança, felizmente a bravura dos Policiais Penais e a ação rápida e eficaz dos Policiais Penais do CIR (Célula de Intervenção Rápida) da unidade evitaram um incidente de maior gravidade.

Em uma conjuntura em que o governo elimina 12026 cargos de Policiais Penais e em que temos o maior déficit funcional da história da SAP, o único elemento que mantém a ordem, segurança  e  disciplina nas unidades prisionais paulistas são seus Policiais Penais. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar