compartilhe>

Comitiva esteve na emissora nesta segunda (5) para sinalizar posicionamento dos trabalhadores contra postura da jornalista, que taxou agentes de “corruptos” e “monstros”

 

por Giovanni Giocondo

Integrantes do SIFUSPESP e membros de outras forças de segurança pública paulista estiveram nesta segunda-feira (5) na sede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.  Eles foram recebidos pelo diretor de Infraestrutura da emissora, Vicente Rizzo Colhado, e o diretor de Segurança, Joel Marques da Silva.

Os trabalhadores penitenciários estiveram na emissora como forma de tentar dialogar com a direção do SBT sobre a polêmica causada pela apresentadora Rachel Sheherazade na semana passada.

Em um vídeo intitulado “Monstros contra Monstros”, divulgado em seu canal no Yotube, a jornalista acusou a categoria de ser corrupta, responsabilizando os agentes por casos semelhantes aos registrados no massacre do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, quando mais de 60 presos foram mortos por outros detentos no dia 29 de julho.

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, a ida até o SBT foi importante para demarcar o posicionamento do sindicato na defesa dos servidores, deixando  claro que a postura de Rachel Sheherazade denota desconhecimento da realidade do sistema prisional. “Acreditamos que faltou a ela apurar corretamente o tema sobre o qual estava falando, que necessariamente passa por falar com quem tem essa vivência antes de emitir seu parecer”.

Também representando o SIFUSPESP, Elias Bittencourt, afirmou que “mesmo que ela (Sheherazade) tenha usado suas redes sociais próprias para falar sobre o caso, cabe à emissora compreender que uma de suas profissionais com maior alcance junto à população e notória formadora de opinião cometeu um equívoco grave que ofendeu a todos nós”.

Nesse sentido, o SIFUSPESP encaminhou um ofício à direção do SBT solicitando que a direção de jornalismo assuma um posicionamento claro sobre o caso e emita uma nota repudiando a atitude da apresentadora.

Essa solicitação, no entanto, não causa qualquer prejuízo a uma ação judicial que sofrerá a jornalista não só pelo sindicato, como também pela Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), explica Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP e diretor da Federação.

Os sindicalistas contaram com apoio de Fabiano Borges, ex-agente penitenciário e atual investigador da Polícia Civil, que esteve no local para oferecer solidariedade à causa dos servidores do sistema prisional.



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp