compartilhe>

 

Por Flaviana Serafim

Trabalhador da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey” Guarulhos II, o policial penal Roney Nascimento, de 47 anos, morreu nesta terça-feira (30) devido ao novo coronavírus (COVID-19). 

No sistema prisional paulista desde 1993, Nascimento é o 21º servidor penitenciário do Estado de São Paulo a morrer infectado pelo vírus. Diretor de disciplina da Penitenciária II de Guarulhos, Nascimento era filiado ao Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) e a entidade divulgou nota de pesar

Segundo o levantamento do sindicato, realizado desde março com base em testes confirmados e apuração de informações junto à categoria, já são 253 o total de servidores penitenciários infectados até o momento, excluindo os óbitos, além de 84 casos suspeitos. Contudo, o total pode ser ainda maior. O sindicato protocolou ofício junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) cobrando transparência, mas sem obter resposta da SAP, o SIFUSPESP vai recorrer à Justiça para a divulgação de dados. 

De acordo com denúncia enviada ao sindicato, há dois pavilhões interditados por conta de contágio pela COVID-19 no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Vila Independência, na zona leste da capital, mas informação não é divulgada. Nas penitenciárias de Mirandópolis, no interior paulista, há mais de 30 casos entre servidores e detentos confirmados pela prefeitura local.  

“Falta transparência por parte da SAP. Desde o início da pandemia temos reivindicado que a SAP informe o total de servidores infectados, mas isso não é feito. Na tentativa de esconder o problema, a Secretaria acaba piorando a situação por não divulgar quantos e onde os servidores têm se infectado, o que é irresponsabilidade com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do sistema prisional, com a população carcerária e com a sociedade em geral”, critica Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

Com 90 casos confirmados, dos quais 20 no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, as unidades da Região Oeste são as que mais concentram infectados entre os servidores, seguida da capital e Região Metropolitana, com 81 casos, e em terceiro a Região Central paulista, com 51 confirmações (confira os dados das unidades por região). 

Na população carcerária, há 1019 detentos confirmados com a COVID, com 15 óbitos e outros 102 casos suspeitos, de acordo com mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Porém, a última atualização feita pelo Depen foi no final da semana passada, o que, na visão do SIFUSPESP, representa ou falta de transparência ou suspensão de testes que estavam sendo realizados pela SAP nos presos. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp