compartilhe>

Por Flaviana Serafim

A direção do SIFUSPESP, policiais penais e demais servidores do sistema prisional realizam ato público nesta sexta-feira (3), a partir das 10h, em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho, no interior paulista. A mobilização visa exigir a inauguração imediata da unidade e a transferência dos servidores que estão aguardando para começar a trabalhar no CDP. 

Seis anos se passaram desde o anúncio da unidade na região de Marília, com capacidade para 823 detentos. Mas até o momento a inauguração não se concretizou e os servidores que aguardam transferência vivem as agruras de residir longe do trabalho e de suas famílias, sofrendo com perda na qualidade de vida e na saúde, além do impacto financeiro com transporte e aluguel. 

O cenário é ainda agravado pelos riscos da pandemia, como afirma uma policial penal entrevistada pelo SIFUSPESP ao relatar as dificuldades e a agonia que enfrenta sem a inauguração e a transferência (leia mais em CDP de Álvaro de Carvalho: Uma novela sem fim, e com enredo triste). 

“São muitas as dificuldades enfrentadas, desde o trauma da vida longe dos filhos, esposa, marido, familiares, mais o peso no bolso, na saúde, no direito à vida para além dos muros. É isso que está em jogo e por isso a importância do protesto, pois é uma situação insustentável com o descaso da SAP e do governo estadual”, afirma Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

Devido à pandemia de coronavírus, o movimento será realizado obedecendo todas as regras para que o protesto ocorra de forma segura, com distanciamento, uso de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos de higiene necessários, como máscaras e álcool gel. 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp