compartilhe>

Com LPTE, sem chamada de concursados e a inauguração da Penitenciária de Registro, falta de funcionários está ainda maior. O SIFUSPESP vai tomar as medidas cabíveis legalmente contra o déficit e jornadas exaustivas, mas para isso é fundamental que a categoria faça sua parte com comunicado de evento formal à diretoria da unidade. Confira as orientações do sindicato e baixe o modelo de comunicado

 

Por Flaviana Serafim

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (27) a Lista Prioritária de Transferência Especial - LPTE, transferindo mais de dezenas de servidores penitenciários. Há dois anos sem chamadas de concursados, desde o começo da gestão de João Doria, em janeiro de 2019, e com a proximidade da inauguração da Penitenciária de Registro, a direção do SIFUSPESP alerta para o aprofundamento ainda maior do déficit nos quadros de funcionários.

O sindicato já está recebendo denúncias não só do déficit, mas também de que há unidades querendo fazer com os servidores penitenciários dobrem para 24 horas o tempo de trabalho, jornada extenuante que é totalmente ilegal, como alerta o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá.

O dirigente afirma que o sindicato vai tomar as medidas cabíveis judicialmente, sobretudo para interdição de unidades por falta de funcionários, mas para mudar a situação é essencial que o servidor e a servidora comunique formalmente sobre o déficit ao diretor geral. Jabá alerta ainda para os riscos e danos à saúde da categoria causados pelo déficit, a ausência de nomeação de concursados e as jornadas extenuantes (baixe e imprima o modelo de comunicado no final do texto).

“Precisamos urgentemente que vocês, nas bases, façam comunicado de evento em duas vias, informando à direção da unidade a data e o total de servidores de plantão no turno. Protocole e encaminhe uma das vias ao sindicato. Quanto aos receios sobre perseguições, com um documento desses em mãos posso garantir que ninguém vai perseguir o servidor”, explica Jabá. A cópia do comunicado deve ser enviada ao SIFUSPESP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O sindicalista completa que o comunicado formal é uma garantia ao próprio trabalhador e que, sem isso, em caso de fuga ou outros tipos de eventos, o servidor é que será culpabilizado. “Formalizar comunicado, comunicar no livro ata é um papel nosso, é nossa atribuição”, ressalta o presidente do SIFUSPESP. 

Confira o modelo de comunicado de evento clicando aqui. 

Confira o vídeo com as orientações do presidente do sindicato:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp