compartilhe>

Por Flaviana Serafim

Os servidores do sistema prisional não terão prioridade para a vacinação contra o coronavírus na primeira etapa do Plano Nacional de Imunização do governo federal. Das categorias da segurança e salvamento, até o momento o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário policiais militares, civis, federais, rodoviários, além de bombeiros militares e civis e guardas municipais, deixando os trabalhadores do sistema prisional excluídos. 

Assim como a direção do SIFUSPESP vem reivindicando prioridade à categoria junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e ao governo estadual paulista, a Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários (Fenasppen) enviou ofício em dezembro com a reivindicação ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, ressaltando as condições insalubres de trabalho, agravadas com a Covid-19. 

No documento, Fernando Anunciação, presidente da Fenasppen, pontuou ainda o caráter essencial do trabalho do servidores penitenciários durante a pandemia, e alertou que “a demora em imunizar os trabalhadores do Sistema Prisional, pode eclodir uma contaminação vertiginosamente serial”. 

Também em dezembro, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) enviou uma indicação ao Ministério da Saúde sugerindo a readaptação dos profissionais de segurança pública dentro do plano de imunização para inclusão de todos na primeira fase e não somente na quarta etapa do plano, devido ao contato direto que mantêm com a população. 

Apesar da não inclusão até o momento, o SIFUSPESP e a Fenasppen seguem na luta para que a categoria tenha direito garantido à imunização prioritária, e seguirão cobrando o Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp