compartilhe>

Por Flaviana Serafim

As visitas seguem suspensas neste final de semana nas Penitenciária de Capela do Alto e de Flórida Paulista, na Penitenciária II de Itirapina, na ala progressão penitenciária (APP) da Penitenciária II de Itapetininga e no pavilhão 2 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá. A informação foi divulgada em rede social pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). 

Apesar do crescimento dos contágios e mortes, dentro e fora do sistema prisional, nesta segunda onda da pandemia, a SAP e o governo estadual continuam fazendo apenas a suspensão pontual de visitas em algumas, aumentando ainda mais os riscos para os servidores penitenciários, para os detentos e toda a população além muros, como critica o SIFUSPESP ao denunciar cotidianamente os surtos nas unidades. 

Segundo levantamento do sindicato, são 42 servidores mortos de Covid-19 desde o início da pandemia e, entre os detentos, de acordo com dados da SAP, são 35 mortes. Os casos confirmados somam 2.607 entre os servidores penitenciários e 11.925 na população carcerária, de acordo com boletim da Secretaria neste 11 de fevereiro. 

Segundo informações apuradas pela direção do sindicato, o CDP de Caiuá tem quatros presos confirmados com Covid-19 e o número de casos suspeitos aumentou para sete devido à transferência de presos vindos de outras unidades, como o CDP de Pacaembu e de Nova Independência. 

Na Penitenciária de Pacaembu, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que a SAP suspendesse as visitas assim como em Flórida Paulista devido ao surto de coronavírus, mas a secretaria manteve a visitação normalmente. 

Na Penitenciária de Riolândia, além de 26 detentos confirmados que estão isolados no pavilhão disciplinar e outras celas nos raios, há 30 celas que estão isoladas com casos suspeitos, distribuídos nos 4 raios da unidade. Mesmo com o surto, as visitas foram suspensas apenas no último final de semana do mês de janeiro. A informação é de que a SAP, em vez de fazer testes em massa, determinou que as celas onde há casos suspeitos tenham quarentena com 30 dias de isolamento. A unidade tem ainda três servidores confirmados. 

Considerando o período entre dezembro de 2020 até o momento, entre outras unidades, ocorreram suspensões pontuais de visitas no CDP de Rio Preto, na Penitenciária I de Itapetinga, no CDP I do Belém, na Penitenciária II de Reginópolis, na Penitenciária de Riolândia. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp