compartilhe>

Por Flaviana Serafim

A Penitenciária de Riolândia permanece com cerca de 15 celas isoladas devido aos casos de coronavírus na população carcerária. O total de servidores infectados, que era três no último dia 11 de fevereiro, subiu para nove neste dia 17, segundo informações recebidas pela direção do SIFUSPESP. O quadro pode se agravar ainda mais devido à superlotação da unidade - 1383 presos onde as vagas são para 865, quase 60% a mais que a capacidade. 

Apesar do surto com os casos crescentes de contágio, as visitas foram suspensas apenas por um final de semana, o último do mês de janeiro, pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Além disso, em vez de realizar testes em massa para evitar aumento da proliferação, a SAP se limitou a determinar quarentena de 30 dias com isolamento das celas onde há casos suspeitos. 

Em Araraquara, as visitas estão suspensas enquanto durar o lockdown na cidade, que está na fase vermelha do Plano SP do governo estadual para enfrentamento da pandemia. As cidades de Bauru e Franca também estão na fase vermelha, mas até o momento a visitação está liberada pela SAP. 

De acordo com dados do boletim da SAP deste 17 de fevereiro, há 2.667 servidores confirmados com a Covid-19, com 174 novos casos desde o começo do mês. Na população carcerária, o total de infectados é de 12.110, com 405 novos casos desde o dia 1º de fevereiro. 

E segundo apuração do SIFUSPESP, apenas neste mês de fevereiro cinco servidores penitenciários, todos policiais penais, morreram em decorrência do vírus: José Donizeti Cristovam (Centro de Progressão Penitenciária - CPP de Hortolândia), falecido em 4/2 aos 65 anos; Jonatas Dutra da Silva (Centro de Detenção Provisória - CDP de Riolândia), falecido em 5/2 aos 31 anos; Evandro Marcio Rissato (Penitenciária de Flórida Paulista), falecido em 8/2 aos 45 anos; Waldemar Gonçalves (CDP do Belém), falecido em 11/2;  Wilson Roberto Damada (CPP II de Bauru), falecido em 11/2, aos 53 anos. 

Desde o início da pandemia, chega a 42 o total de trabalhadores vítimas fatais do coronavírus no sistema prisional paulista. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp