compartilhe>

Número de arremessos de ilícitos tem crescido muito na unidade, e SIFUSPESP cobra fim do déficit funcional e reforço na segurança por parte da Coremetro

 


por Giovanni Giocondo

Policiais penais apreenderam neste sábado(17) um total de 164 envelopes de substância análoga à cocaína, além de mais dois invólucros com maconha na Penitenciária José Parada Neto, a P1 de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

As drogas haviam sido arremessadas por suspeitos que estavam próximos à ala de progressão penitenciária da unidade e conseguiram  fugir.

Nos últimos meses, tem crescido muito o número de apreensões semelhantes no semiaberto, o que pode indicar ameaças à segurança da penitenciária como um todo. 

O SIFUSPESP acredita que parte dessa elevação na quantidade de casos se deve ao déficit de servidores, já que a frequência de arremessos guarda relação com o baixo efetivo de policiais penais responsáveis pela vigilância da unidade.

Como forma de exigir que essas situações parem de se repetir, o SIFUSPESP pretende encaminhar na próxima semana um ofício à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo(Coremetro) e pedir esclarecimentos sobre quais os motivos da continuidade dessas inúmeras ocorrências sem que haja uma ação concreta que previna novos delitos.

O sindicato também estuda acionar o Ministério Público Estadual e fazer uma denúncia sobre a situação de risco a que está submetida a unidade prisional.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp