compartilhe>

Ao menos quatro diretores técnicos e o coordenador de reintegração social tiveram confirmado diagnóstico para o coronavírus, enquanto caso de outro diretor está sob suspeita. SIFUSPESP quer imunização e testagem de todo o corpo funcional 

 

por Giovanni Giocondo

Pelo menos quatro diretores técnicos e o coordenador de reintegração social da Sede II da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) em São Paulo testaram positivo para o coronavírus. O surto da doença no local também pode ter atingido outro diretor, que está com sintomas da COVID-19, e aguarda o resultado do diagnóstico para a confirmação. 

Por conta do risco de novas contaminações, todos esses servidores foram afastados preventivamente do trabalho presencial. Felizmente, por enquanto nenhum deles apresentou sintomas graves nem precisou ser hospitalizado. No entanto, há temor de que mais funcionários tenham sido alvo do contágio.

Com  o objetivo de resguardar a saúde de todos os trabalhadores, o SIFUSPESP vai encaminhar na tarde desta terça-feira(08) um ofício ao gabinete do secretário de Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, solicitando a testagem de todos os servidores lotados na sede e nas demais unidades do Estado.

Apesar de a vacinação dos policiais penais e demais funcionários do sistema prisional paulista ter sido iniciada em 5 de abril - e boa parte deles começa a receber a segunda dose da imunização - ainda existe muita preocupação quanto à existência de novos surtos, que colocam em xeque os protocolos adotados pela pasta para evitar a disseminação do vírus.

Desde março de 2020, 110 servidores da SAP que estavam na ativa morreram vítimas da COVID-19, com mais de 4 mil casos confirmados de contaminação, de acordo com boletim oficial da secretaria. 

O SIFUSPESP defende que deter o avanço do coronavírus sobre o sistema só será possível com o uso permanente de máscara, álcool gel e a adoção de protocolos rígidos de isolamento social, assim como com a vacinação e a testagem em massa dos servidores.

Aqueles trabalhadores que se sentirem inseguros pela falta de adoção de procedimentos sanitários seguros nas unidades em que estão lotados devem encaminhar as denúncias para que o sindicato possa exigir providências por parte da SAP. 

“A pandemia não acabou, muitas pessoas ainda estão ficando doentes e morrendo, e é inadmissível a inexistência de cuidados por parte da direção e do uso de material de assepsia e proteção individual em todo o Estado para impedir que mais contaminações e óbitos aconteçam. A vacina precisa ser para todos, mas nem com ela podemos deixar de nos proteger contra o vírus”, pondera o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá.

Confira neste link o ofício encaminhado pelo sindicato à SAP.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp