compartilhe>

Por Flaviana Serafim e Giovanni Giocondo

O policial penal e fisiculturista Flávio Fasano, da Penitenciária I de Sorocaba, venceu o 9º Campeonato Paulista de Musculação. Há 18 anos no sistema prisional, o policial penal foi campeão paulista de 2021 nas categorias master 45 anos e master 50 anos, e vice-campeão na categoria até 90 quilos, onde disputou o título com competidores mais jovens, de 25 a 30 anos (confira o vídeo no final do texto).

A vitória se soma aos diversos títulos paulistas e brasileiros conquistados por Fasano, que também é docente de defesa pessoal, tonfa e algemas na Escola de Administração Penitenciária (EAP). Agora ele se prepara para o campeonato brasileiro, em 11 de julho, e vai participar, em Santa Catarina, de uma seletiva para o Mundial. Ele explica que foi criada uma categoria específica chamada “Force” que é exclusiva para policiais  militares, penais, civis, bombeiros, guardas municipais e outras forças de segurança. 

“Nas últimas três semanas sofri muito com a dieta porque não estava conseguindo baixar meu peso, que é até 90 kg. Estava muito difícil, perdi 8kg e consegui chegar no meu limite dentro da categoria, com 87,5 kg”, relata Fasano. Com a mesma jornada dos demais policiais penais, ele cuida sozinho de seu filho e se dedica aos treinos com disciplina e rigor. 

Além do apoio às academias e ao seu técnico, Hélio, o policial penal também agradece ao apoio da categoria e do sindicato pelas conquistas. 

“Agradeço a todos os nossos irmãos, aos docentes da EAP, ao César Cabral que é fantástico, me puxa, me dá força, posta as vitórias, ao pessoal do GIR e da EAP sempre apoiando. E agradecer a vocês que veem na gente mais que um carcereiro, que abre e fecha a porta, uma máquina operatória que faz as coisas. Vocês nos veem como seres humanos, cada um na sua modalidade, esportiva e como ser completo”, afirma. 

Em breve, o SIFUSPESP fará uma live para conversar com Fasano e César Cabral, e colocar em pauta as virtudes que o esporte trouxe para as vidas desses policiais penais, exemplos por sua coragem, persistência, esforço e muita dedicação. 

Como forma de  valorizar cada vez mais outros atletas profissionais ou amadores que fazem parte do sistema prisional, o sindicato abre as portas para que os servidores tragam à tona suas histórias e demonstrem que o esporte pode. 

Leia também:
Flavio Fasano, exemplo de perseverança e vitórias no fisiculturismo

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp