compartilhe>
Hospital do Servidor

A ala oncológica do HSPE - IAMSPE não respeita os mínimos critérios de acolhimento humanitário que pacientes com câncer precisam e merecem.

Apesar do trabalho de excelência prestado por médicos, enfermeiros e demais servidores, as condições materiais chegam a ser desumanas.

 

Os pacientes têm que esperar longas horas por uma consulta sem as mínimas condições de conforto exigidas para pacientes que se tratam de uma doença de extrema gravidade.

Muitas vezes pacientes com câncer usando drenos e sondas tem que aguardar as consultas sentados em bancos de alvenaria sem o mínimo conforto, isto após muita das vezes viajar 600, 800 quilômetros até o Hospital do Servidor uma vez que para o usuário do IAMSPE o único hospital que fornece condições de um tratamento de maior complexidade é o HSPE.

A literatura científica é rica em trabalhos que demonstram a necessidade, importância e benefícios de um atendimento humanizado ao paciente com câncer e a seus familiares.

O sofrimento, trauma e incerteza imposto pela doença se somam às dificuldades do tratamento , se a infraestrutura de atendimento ao paciente e a seus familiares não é adequada, isto causa a sensação de abandono e descaso por parte da administração.

Dos inúmeros relatos que recebemos todos falam da atenção dos profissionais em contraste com as péssimas condições materiais.

Como este relato: “ Vi uma senhora com dreno na cabeça ficar deitada por três horas em um banco de alvenaria à espera da consulta…”

Como se pensar em um atendimento humanizado quando servidores e familiares que muitas vezes fazem penosas viagens entre o interior do estado e o hospital do servidor muitas vezes não tem ao menos um lugar para se sentar, e quando tem é um banco de alvenaria sem o mínimo conforto.

Esta falta de condições mínimas de conforto afetam negativamente o trabalho dos profissionais de saúde e a percepção de cuidado e amparo por parte dos pacientes e familiares que são considerados fundamentais para um tratamento bem sucedido.

A implementação de condições adequadas de conforto para a recepção e acolhimento dos servidores, familiares e acompanhantes atendidos na ala oncológica é o mínimo de respeito e cuidado que se espera da administração do IAMSPE.

O Diretor de Saúde do SIFUSPESP Apolinário Gentil Leite Vieira afirma que tem recebido denúncias de falhas de atendimento não só de servidores da SAP como de outras pastas “O servidor está desesperado, não tem a quem recorrer. Contribuem com mais de R$1,68 bilhões ao IAMSPE e não tem uma contrapartida. No interior não existem hospitais capazes de atender alta complexidade, e agora vemos o desmonte do Hospital do Servidor.”

Apolinário destaca que nas áreas atendidas pela empresa terceirizada são comuns denúncias de espera de 12 e até 24 horas. “O Hospital do Servidor deveria ser um lugar de acolhimento, um polo de referência, mas este governo trabalha para sucatear o IAMSPE com intuito de privatizar, já vimos este filme”

O SIFUSPESP encaminhou à assessoria de comunicação do IAMSPE um pedido de explicações sobre as condições de acolhimento na ala de oncologia e sobre quais providências estão sendo tomadas para resolução dos problemas relatados.

Também encaminhamos um pedido de providências através da CCM IAMSPE e aos deputados estaduais.

É importante que a categoria também faça a cobrança através dos telefones da ouvidoria do IAMSPE por telefone: (11) 4573-8696/ 4573-8993/ 4573-8734/ 4573-8713/ 4573-9998,de segunda a sexta, das 7h às 17h ou através do link: https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/ComoPossoAjudar.aspx?cod_prestador=585 e que encaminhe as denúncias para o sindicato através do link : https://www.sifuspesp.org.br/denuncia

ou pelo WhatsApp Linha Sifuspesp 11 993394320  Apolinário(diretor de Saúde) 18 98135-3497.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp