A Câmara Municipal de Dracena aprovou por unanimidade, no dia 19/06, moção de apoio aos agentes de segurança penitenciária(ASPs) por sua luta contra a Reforma da Previdência. O documento explica que os ASPs estão sendo tratados de forma injusta pelo Congresso e pelo governo Michel Temer por serem submetidos às mudanças previstas na Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 287/2016, que estabelece a reforma.

 

A moção foi redigido pelo vereador Higor Tossato(PDT), e mostra que os agentes penitenciários exercem atividades insalubres e com alto grau de periculosidade. Esses riscos, na visão do SIFUSPESP, deixam claro que a categoria deve ser tratada de maneira diferenciada com relação à reforma, da mesma maneira como as demais carreiras policiais e, assim, usufruir de sua aposentadoria com dignidade.

 

Dracena possui uma penitenciária com capacidade para receber 844 detentos, possui atualmente uma população de 1.508 sentenciados, de acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

 

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o apoio dos vereadores de Presidente Prudente em solidariedade aos trabalhadores penitenciários é fundamental para que a categoria siga na luta contra a reforma da previdência.