Ressaltando a união dos trabalhadores penitenciários na luta contra a Reforma da Previdência e exaltando sua atividade como fundamental para o cumprimento da pena por parte dos sentenciados, a Câmara Municipal de Andradina aprovou por unanimidade requerimento para conceder moções de aplausos, apoio e congratulações à categoria. O documento foi ratificado no último dia 14/06.

 

De autoria do vereador Silas Carlos de Oliveira(PDT), presidente da Casa Legislativa, o requerimento esclarece ainda que os trabalhadores penitenciários enfrentam uma rotina de superlotação e déficit de funcionários nas unidades prisionais, o que colabora para um aumento de casos de estresse, depressão e doenças ocupacionais, reduzindo e muito a já baixa expectativa de vida da categoria.

 

Andradina possui uma penitenciária com altos índices de superlotação, atingindo atualmente uma população de 1.983 detentos para uma capacidade para receber apenas 829 presos, uma estatística preocupante que afeta diretamente a falta de segurança para que o trabalhador penitenciário possa cumprir com seu expediente sem riscos.

 

O reconhecimento do trabalho dos agentes prisionais por parte da Câmara Municipal de Andradina é vista como de grande valia pelo SIFUSPESP, que busca o apoio dos legislativos municipais para que a categoria seja valorizada e, assim, possa continuar lutando para que os servidores não sejam injustiçados caso a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 287/2016 seja aprovada pelo Congresso Nacional.