compartilhe>

É com imenso pesar que o SINPPENAL comunica o falecimento do Policial Penal Wellington Orlandim aos 67 anos no dia de ontem (09/05).

Wellington ingressou na SAP em 2010 e trabalhou no CDP de Sorocaba, e atualmente estava lotado no CDP de Praia Grande.Era considerado por seus pares como um ótimo companheiro de trabalho. 

Seu velório terá lugar na Ofebas, Sala Coral, situado a  Rua Braz Cubas, 61 - Jd. Santa Rosália, Sorocaba. Com início às 17:00 de hoje 10/05 e encerramento às  09:30h de amanhã 11/05 seguido do sepultamento no Cemitério Memorial Park.

Neste momento de perda o SINPPENAL apresenta suas mais profundas condolências a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Wellington Orlandim.

É com imenso pesar que o SINPPENAL comunica o falecimento do Policial Penal Wagner Alfarano aos 55 anos no dia de ontem (09/05), em decorrência de complicações de um procedimento médico.

Wagner ingressou na SAP em 2010 e estava lotado no CDP de Sorocaba

Seu velório ocorrerá de 11 às 16 horas  no Velório Camargo situado à Rua São Vicente de Paula, 155, Itapetininga e o sepultamento será no Cemitério Vale da Paz.

Neste momento de perda o SINPPENAL apresenta seus sinceros pêsames a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Wagner Alfarano.

Ontem (08/05) na hora da tranca, três presos do pavilhão disciplinar do CDP Praia Grande, desacataram os Policiais Penais negando-se a retornar à cela e proferindo xingamentos.Ato contínuo os amotinados forçaram a porta da cela, os demais presos se juntaram a eles no pátio de banho de sol e começaram a fazer uma barricada.

Foi necessária a rápida intervenção da célula do CIR que teve de fazer uso de munição de elastômero e efeito moral para conter os amotinados e fazê-los retornar à cela. O incidente foi contido por volta das 19 horas e não há relatos de feridos.

Hoje o GIR vai intervir na unidade para uma revista e a condução dos presos que cometeram falta disciplinar para a unidade de Martinópolis.

O CDP de Praia Grande tem capacidade para 540 presos e hoje conta com uma população de 950, estando 175% além da lotação projetada e bem acima dos 137,5% determinados como superlotação máxima permitida pelo STF no julgamento da RCL 58207.

O déficit funcional também dificulta a manutenção da ordem e segurança, felizmente a bravura dos Policiais Penais e a ação rápida e eficaz dos Policiais Penais do CIR (Célula de Intervenção Rápida) da unidade evitaram um incidente de maior gravidade.

Em uma conjuntura em que o governo elimina 12026 cargos de Policiais Penais e em que temos o maior déficit funcional da história da SAP, o único elemento que mantém a ordem, segurança  e  disciplina nas unidades prisionais paulistas são seus Policiais Penais.