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Alegando “uso eficiente de recursos”, SAP promete inaugurar centro de progressão penitenciária com custo R$ 14 milhões acima de estabelecimentos penais semelhantes. Riscos à população aumentam devido à estrutura precária da vigilância e histórico de rebeliões e fugas registrados em 2020 e 2017. Sifuspesp é contra mudança repentina de perfil da unidade, e organiza ato público para reivindicar retomada do projeto original

 

por Giovanni Giocondo

O anúncio de que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) pretende inaugurar a pretensa Penitenciária Feminina de São Vicente como Centro de Progressão Penitenciária (CPP) masculino preocupa muito o SIFUSPESP, que já está organizando ao lado de outras entidades um ato público para reivindicar a retomada do projeto original. A unidade prisional do litoral paulista, que teve sua construção iniciada em 2013, possui particularidades em sua arquitetura e estrutura que podem comprometer a segurança da população do entorno.

Com o objetivo de alertar as autoridades a respeito dos gigantescos transtornos que essa mudança repentina de projeto pode causar à sociedade, o sindicato estará nesta quarta-feira (07) em São Vicente para conversar com os vereadores do município, além de também fazer-se presente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde diretores da entidade devem ir até os gabinetes dos deputados estaduais.

O sindicato também já entrou em contato com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) - entidade onde o SIFUSPESP ocupa cadeira na direção - além de também dialogar com a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público Estadual. A ideia do sindicato é reunir o maior número de representantes da sociedade civil organizada para demonstrar quão temerosa é a mudança de perfil da unidade.

A SAP inclusive já publicou, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a abertura das inscrições para a Lista Prioritária de Transferências Especial (LPTE) para os servidores que pretendem atuar no futuro CPP de São Vicente, o que indica que dificilmente a secretaria deve voltar atrás em sua decisão.

O presidente do SIFUSPESP também critica essa medida, lembrando que o perfil dos servidores que estavam interessados na transferência foi alterado de supetão, prejudicando muitas pessoas que desejavam há anos mudar-se para a Penitenciária Feminina para ficar próximas de suas famílias.

A data da inauguração do CPP ainda não foi definida, mas o sindicato promete unir forças ao lado da categoria e organizar protestos em frente à penitenciária para que a população e os órgãos de governo e do Estado sejam conscientizados sobre o profundo equívoco que a SAP está cometendo. “Precisamos subir o tom, porque o que enxergamos é que a gestão Restivo perdeu o controle e está totalmente perdida  ao tomar uma decisão como esta”, reitera Fábio Jabá.

 

Custos da Penitenciária Feminina são maiores. Por quê?

Em nota divulgada como resposta ao site G1, a SAP diz que o futuro CPP será utilizado desta maneira “para usar os recursos públicos de forma mais eficiente”. Ocorre que o custo da unidade por ter sido construída como Penitenciária Feminina foi de R$ 53,6 milhões, enquanto que os centros de progressão penitenciária possuem um orçamento menor.

O CPP de São José do Rio Preto, por exemplo, custou aos cofres públicos pouco mais de R$ 39,2 milhões em 2010. Nesse sentido, é preciso identificar uma incoerência no discurso do Estado, já que o gasto com a estruturação da nova unidade foi infinitamente superior ao que seria necessário para gerir um Centro de Progressão Penitenciária.

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, o debate financeiro em torno de São Vicente demonstra mais uma vez a malversação do dinheiro público e a incapacidade da gestão Doria e Nivaldo Restivo em gerir o sistema prisional paulista.

A SAP alega que a unidade não receberá mais as mulheres “porque a população carcerária feminina vem diminuindo”, com um “superávit” de 36% nas vagas. Para Jabá, mesmo sabendo desta condição, é preciso ressaltar que o edifício foi construído pensando nesse público, que exige outro modelo de gestão do ambiente prisional.

 

O que são os CPPs e por que eles são mais inseguros que as penitenciárias?

Os Centros de Progressão Penitenciária são unidades prisionais criadas para receber apenas detentos do regime semiaberto, próximos do fim do período de suas penas. Por esse motivo, são dotados de índice de segurança menor na comparação com as Penitenciárias e Centros de Detenção Provisória (CDP).

Nesse tipo de estabelecimento penal, o entendimento extraoficial comum da Justiça, da SAP e do governo do Estado é que os próprios sentenciados devem “cuidar” para evitar ocorrências consideradas graves. Isso porque qualquer falta disciplinar poderá resultar na regressão para o regime fechado.

Por outro lado, não existe na unidade a figura do policial penal da carreira de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), que é responsável por impedir que qualquer movimentação suspeita, dentro ou fora dos muros, signifique ameaça à segurança.

Ocorre que em São Paulo, desde que os CPPs começaram a funcionar, o que se viu foi um grande número de tentativas e efetivação de fugas, motins, tumultos e agressões contra servidores, fatores que colocaram em xeque o raciocínio de que os próprios detentos são capazes de se controlar para não serem punidos.

O papel dos policiais penais que ingressaram no sistema como Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) é tão somente fazer a custódia e a movimentação interna dos presos, zelando também pela segurança da unidade, mas sem ter estrutura e pessoal para coibir eventuais rebeliões e seus decorrentes episódios violentos.

O caso mais emblemático de motim nos CPPs aconteceu em 16 de março de 2020. Quando a Justiça anunciou que os detentos não teriam direito à “saidinha temporária” prevista em lei,  em medida adotada como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus, tombaram de uma vez as unidades de Mongaguá, Porto Feliz, Tremembé e Valparaíso, com registro de mais de mil fugas, incêndios e depredação do patrimônio público.

Esse cenário caótico fica ainda mais configurado quando se pensa em uma Penitenciária Feminina, que possui um modelo de segurança diferenciado e menos rígido na comparação com uma Penitenciária Masculina. Também é necessário ressaltar que o estabelecimento penal onde mulheres cumprem suas penas privadas de liberdade têm mais espaços onde a dinâmica da permanência das presas é diferenciada.

E o que é diferenciado, nesse caso? Existem, na unidade feminina, ambientes destinados à amamentação de recém-nascidos, aos cuidados específicos exigidos em uma creche aos filhos das detentas, entre outras particularidades, como brinquedoteca, salas destinadas exclusivamente a gestantes e biblioteca, entre outras estruturas.

Em março de 2017, a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), visitou a Penitenciária Feminina de Votorantim durante a solenidade de inauguração do prédio. O então governador Geraldo Alckmin (PSDB) elogiou o modelo “humanizado” da unidade, enquanto a magistrada disse haver um sofrimento maior às mulheres condenadas, porque a estrutura das penitenciárias “não permitia que elas pudessem ter condições de serem reintegradas à sociedade”.

A inauguração da nova unidade seria então uma mudança de perspectivas nessa projeção de dignidade para a população carcerária feminina. E agora, por onde esse discurso permanece válido?

Os 15 CPPs do Estado possuem um modelo arquitetônico que preza, segundo o governo estadual, “pelo oferecimento de espaços para ressocialização, educação e trabalho”. Entretanto, essas unidades têm dificuldade para realizar as suas atividades de forma correta. O CPP 3 de Bauru, que foi quase totalmente destruído durante um motim seguido de fuga em janeiro de 2017, e que atualmente recebe 338 reeducandos, quando originalmente poderia ter até 1.138.

Outro CPP que rotineiramente aparece no noticiário por motivos negativos é o de Tremembé, também conhecido como PEMANO. Atualmente com 2.766 presos, a unidade teve sua interdição requerida pelo Ministério Público Estadual. A promotoria fez a solicitação à Justiça em maio, afirmando que a invasão dos chamados “ninjas” que arremessam drogas e celulares para dentro dos muros, a superlotação e o risco de fugas colaboram para o avanço do crime organizado sobre o sistema.

Por Flaviana Serafim

A Secretaria de Administração Penitenciária publicou no Diário Oficial desta terça-feira (6) o edital de inscrição no Concurso de Promoção por Antiguidade 2020 para os policiais penais de segurança penitenciária (ASPs) de Classes II a VI. As inscrições devem ser feitas a partir de 15 de julho até 20 de agosto, pelo Sistema de Promoção http://10.200.45.10/ 

Para inscrição, é preciso que o policial penal tenha cumprido o interstício mínimo de três anos de efetivo na respectiva classe, contando a partir da data da última promoção, provimento ou enquadramento até 30 de junho de 2020. 

O anúncio da promoção é resultado da pressão do SIFUSPESP e é divulgada mais de um mês após a SAP ter instituído, no último 4 de junho, uma Comissão Especial para tratar das promoções por antiguidade. 

Não só por ofício, mas também judicialmente, o sindicato cobra que a SAP respeite a legislação estadual que determina a obrigatoriedade da realização anual de promoções para elevação de classe dos policiais penais. A ação impetrada pelo sindicato em agosto passado continua tramitando (saiba mais). 

"Uma das nossas lutas em defesa da categoria é que a SAP cumpra o que determina lei, que é a periodicidade anual das promoções. Frente à desvalorização salarial pela inflação e pelo descaso do Estado, o mínimo que se espera é que a Secretaria obedeça a legislação e faça as promoções anualmente”, afirma Gilberto Antônio, secretário geral do SIFUSPESP. 

Vale destacar que, quando a Comissão Especial foi instalada pela SAP, a direção do sindicato contatou o Departamento de Recursos Humanos (DRHU) e foi informada que a demora era devido ao processo de promoção, que continua sendo feito manualmente pelo DRHU, e que a expectativa é pela automatização completa para regularizar as promoções dentro do prazo,  mas somente a partir do próximo ano. 

Confira a íntegra da publicação no Diário Oficial clicando aqui. 

Por Flaviana Serafim

O SIFUSPESP tem um amplo rol de ações disponibilizadas para atendimento jurídico especializado às filiadas e aos filiados. Confira o rol completo clicando aqui

No total, são 102 diferentes tipos de ações, entre as quais: de processos administrativos (pedidos de reconsideração, recursos, representações, entre outros), procedimentos disciplinares (defesas, anulação de sanções e de exonerações); indenizatórias (nos casos de mora para concessão de aposentadoria, perda de capacidade laboral, entre outros) de remuneração (recálculo para quinquênio, sexta-parte, cobrança de horas extraordinárias, equiparação salarial para oficiais operacionais que exercem função de policial penal etc), de acidentes de trabalho, aposentadorias e amicus curiae (para aposentadoria com integralidade e paridade) 

O rol também contempla ações ligadas a direitos gerais - tais como a de remoção por união de cônjuge - e ações coletivas, como a que defende o cômputo da contagem, durante a pandemia, para promoções, aposentadoria e adicionais temporais dos servidores penitenciários (saiba mais). 

Para atender as demandas trabalhistas da atualidade, o rol foi ampliado há menos de dois anos pelo SIFUSPESP e segue em constante atualização para aprimorar a assistência jurídica em defesa da categoria. 

Clique aqui para conhecer o rol de ações completo e os documentos necessários para atendimento jurídico. Nos contatos abaixo, é possível enviar mensagem pelo Whatsapp para solicitar agendamento com um dos advogados do Departamento Jurídico mais próximo à região do filiado. Enquanto durar a pandemia, o atendimento segue sendo prestado normalmente à distância por teletrabalho.

São Paulo: (11) 94054-8179
Araraquara: (16) 97400-7882
Avaré: (14) 97400-6790/ 16 99765-4345
Baixada Santista: (13) 98219-1139
Bauru: (14) 99777-7779
Campinas: (11) 97878-7415
Franco da Rocha: (11) 99869-4639
Itapetininga: (15) 99810-3303
Mirandópolis: (18) 99172-1592
Presidente Prudente: (18) 99794-0582
Presidente Venceslau: (18) 3272-3312
Ribeirão Preto: (16) 99393-9954
São José do Rio Preto: (17) 98172-0855
Sorocaba: (15) 3211-1838
Vale do Paraíba: (12) 99772-7036

 

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