Ontem (08/05) na hora da tranca, três presos do pavilhão disciplinar do CDP Praia Grande, desacataram os Policiais Penais negando-se a retornar à cela e proferindo xingamentos.Ato contínuo os amotinados forçaram a porta da cela, os demais presos se juntaram a eles no pátio de banho de sol e começaram a fazer uma barricada.
Foi necessária a rápida intervenção da célula do CIR que teve de fazer uso de munição de elastômero e efeito moral para conter os amotinados e fazê-los retornar à cela. O incidente foi contido por volta das 19 horas e não há relatos de feridos.
Hoje o GIR vai intervir na unidade para uma revista e a condução dos presos que cometeram falta disciplinar para a unidade de Martinópolis.
O CDP de Praia Grande tem capacidade para 540 presos e hoje conta com uma população de 950, estando 175% além da lotação projetada e bem acima dos 137,5% determinados como superlotação máxima permitida pelo STF no julgamento da RCL 58207.
O déficit funcional também dificulta a manutenção da ordem e segurança, felizmente a bravura dos Policiais Penais e a ação rápida e eficaz dos Policiais Penais do CIR (Célula de Intervenção Rápida) da unidade evitaram um incidente de maior gravidade.
Em uma conjuntura em que o governo elimina 12026 cargos de Policiais Penais e em que temos o maior déficit funcional da história da SAP, o único elemento que mantém a ordem, segurança e disciplina nas unidades prisionais paulistas são seus Policiais Penais.
O Policial Penal Thiago de Iperó precisa de nossa ajuda, no sábado Thiago teve que arcar com as despesas de ambulância de sua esposa para transferi-la para uma unidade de saúde conveniada ao IAMSPE em Sorocaba devido a complicações na gravidez.
Devido a complicações a equipe médica teve que forçar o parto e tentou reanimar o bebê durante três horas, infelizmente Pedro, filho do Policial Penal não resistiu.
Agora a família enlutada necessita de ajuda para custear as despesas do funeral que ficaram em R$2450,00 (dois mil quatrocentos e cinquenta reais).
Quem Puder ajudar Thiago e sua Família nesse momento difícil pode doar diretamente na conta de Thiago de Oliveira Gonçalves pelo PIX: 36886060864
Hoje a FEPPOL ( Frente Paulista da Polícia Penal) composta pelo SINPPENAL,SINDPPESP e SINDPENAL, se reuniu com o Secretário adjunto da SAP Marco Antônio Severo para discutir a pauta da campanha salarial. Estiveram presentes o Presidente do SINPPENAL Fábio Jabá, o Tesoureiro Alancarlo Fernet e o Secretário Geral Vanderlei Rosa Júnior, pelo SINDPPESP estiveram os diretores Márcio Santos Assunção e Paulo Marcelo Venceslau e pelo SINDPENAL o Presidente Antônio Ramos.
Como já havíamos adiantado, enquanto as pautas sobre condições de trabalho serão discutidas diretamente com o DGPP Sr.Rodrigo Andrade as pautas econômicas são da alçada da secretaria.
Durante a reunião o Secretário Adjunto adiantou que vários itens da pauta já foram levados ao governo, entre os principais a questão da Diária Alimentação e da Insalubridade para todos os setores.
Severo concordou com a questão do teto do vale alimentação e levará a pauta ao Secretário para que seja discutida com o governo.
Diversos itens da pauta como a questão do transporte gratuito na região metropolitana e no metrô embora não sejam da alçada direta da SAP contam com apoio da Secretaria para sua implementação.
Uma boa notícia é que a secretaria deverá publicar em breve a classificação definitiva dos Policiais que estão em lotação temporária, Severo também afirmou que a lotação provisória será extinta e que os Policiais Penais que venham a ser contratados daqui para frente já devem sair da EAP com lotação definitiva.
A principal discussão foi a respeito da reposição do quadro funcional,O Secretário Adjunto afirmou que em breve deve ser autorizada a contratação da banca do concurso, mas admitiu que as unidades só devem receber novos Policiais Penais em 2027.
Severo também adiantou que existem negociações para que o antigo presídio da Polícia Civil seja transformado em um hotel de trânsito para a Polícia Penal.
Ficou acertado que daqui a 15 dias vai ocorrer uma nova reunião em que será apresentada uma devolutiva de diversos itens da pauta, para a discussão dos itens pertinentes ao DGPP será agendada uma reunião com o mesmo.
Além da discussão com a SAP os sindicatos também estão fazendo gestão junto aos Deputados para que apresentem emendas ao projeto de reajuste apresentado pelo governo e encaminharão emendas para todas as lideranças de partido na assembleia.
Hoje também foi divulgado que a proposta de indicadores para o Bônus 2025 foi encaminhada para a Comissão Intersecretarial (CIBR), com apuração dos resultados até 30 de junho de 2025 e posterior publicação em Nota Técnica. O pagamento depende da disponibilidade orçamentária e do cumprimento dos critérios do Decreto nº 66.772/2022.
A Sap disponibilizou um formulário para que os servidores tirem dúvidas sobre a bonificação que pode ser acessado aqui.
A pauta apresentada foi a aprovada na assembleia de dia 09 Abril 2025 realizada na ALESP que é a seguinte:
Pauta de Reivindicações:
Abaixo um vídeo do Presidente do SINPPENAL sobre a reunião
Rua Leite de Moraes, 366 - Santana - São Paulo /SP Cep:02034-020 - Telefone :(11)2976-4160 sifuspesp@sifuspesp.org.br.