compartilhe>

Situação tem sido comum em diversas unidades prisionais paulistas

 Agentes de segurança penitenciária(ASPs) de várias unidades prisionais do Estado estão sendo convocados para trabalhar além do expediente normal de 12 horas com muita frequência. A denúncia partiu de servidores do sistema prisional inconformados com a situação que se tornou rotina. O SIFUSPESP irá apurar se há excessos por parte das diretorias das unidades nessas convocações.

De acordo com os funcionários ouvidos pelo SIFUSPESP, as convocações atingem apenas os ASPs que trabalham no período noturno. Por conta da medida adotada pelas diretorias das unidades, muitas vezes a menos de uma hora do fim do turno, esses servidores são obrigados a permanecer trabalhando mais tempo, sem qualquer tipo de descanso.

“O que mais me incomoda no caso não é trabalhar mais tempo, mas sim o fato de não conseguir ter uma programação para ficar ao lado de minha família e ter minha vida particular devido a essa convocação ser feita sem qualquer tipo de aviso”, explica um ASP que não quis se identificar. Ele relata que os casos são frequentes, ocorrendo pelo menos duas vezes por semana e tornando insustentável a situação dos funcionários.

O SIFUSPESP entende que apesar de receber o adicional RETP(Regime Especial de Trabalho Policial), o agente penitenciário não pode ser submetido ao excesso de convocações, a despeito da perda de qualidade de vida, já bastante prejudicada pelo trabalho cotidiano. “A vida particular do servidor, por outro lado, também precisa ser respeitada”, pontua o presidente do sindicato, Fábio César Ferreira.

Boa parte desse excesso de convocações podem ter relação com a superlotação das unidades, algo comum para a maioria das penitenciárias e centros de detenção provisórias de São Paulo, o que torna ainda mais difícil o trabalho dos ASPs.

O SIFUSPESP vai continuar apurando novos casos e comunicará a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) para evitar que mais situações semelhantes ocorram, a fim de garantir os direitos dos servidores.

Denuncie!

O SIFUSPESP possui um canal de denúncias para atender aos servidores do sistema prisional. Mande uma mensagem pelo Whatsapp: (11) 94035-8648, ou por meio do link: http://sifuspesp.org.br/index.php/denuncia e conte sobre os problemas que atingem a sua unidade.

Denuncie e lute por seus direitos! Filie-se!

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar