compartilhe>

Hoje se comemoram os 135 anos da Proclamação da República, os historiadores modernos consideram o episódio como um golpe de estado, visto que a deposição da monarquia se deu pela conspiração das elites e dos militares ao invés de por meio da participação popular.

Apesar de seu começo antidemocrático, hoje a república brasileira é considerada uma democracia, imperfeita como todas as instituições humanas, mas uma democracia.

A palavra república deriva da expressão latina res publica que pode ser traduzida como coisa pública ou coisa do povo, aquilo que pertence a todos.

Os servidores públicos, braços do estado, são os cuidadores da res publica e portanto uma das bases do sistema republicano.

Temos visto nos últimos anos uma desvalorização e demonização do serviço público, retratado de forma enviesada como origem das despesas do estado e responsável pelas mazelas do país.

Muitos desses detratores estão em cargos eletivos e contam com o apoio sorridente dos mesmos empresários que enriquecem com o desmonte do estado.Frequentemente são apoiados pela elite do próprio aparato estatal, aqueles em postos públicos de poder que tem garantias e privilégios  que nenhum servidor jamais terá.

Pelo fato de trabalharem em um dos setores mais difíceis do aparato estatal, os servidores do Sistema Prisional, sabem onde o estado falha e sabem como fazer as coisas funcionarem para o bem da res publica. Infelizmente ao contrário das elites do funcionalismo não possuem poder para pressionar por essas mudanças.

Devido a isso, nossa única alternativa para mudar o estado de coisas atual é nossa mobilização política, pois só quando conseguimos ter representantes políticos que conheçam nossa realidade e defendam nossos direitos e condições de trabalho é que conseguiremos mudar nossa realidade.

Aqueles que pregam a desunião e atuam como sabotadores dessa causa estão não só contra os interesses da maioria dos Policiais Penais e demais trabalhadores do sistema prisional mas também daqueles que são contra que nossa República seja verdadeiramente uma instituição a serviço do povo. Sem um sistema prisional funcional e eficiente, com trabalhadores valorizados é impossível termos segurança pública e sem segurança pública é impossível que os cidadãos desfrutem dos demais direitos garantidos a todos. 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp