compartilhe>

 

Em reunião realizada na semana passada, a direção do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo – SIFUSPESP – resolveu abrir uma vantagem para os servidores do sistema prisional que quiserem se filiar ao sindicato. Quem se filiar entre 5 de junho e 3 de agosto poderá passar a utilizar todos os serviços oferecidos pelo SIFUSPESP sem precisar cumprir o prazo de carência – ou seja, passa a ter direito a atendimento imediato no Departamento Jurídico e demais serviços, como convênios.

Único sindicato da categoria a atender todos os servidores do sistema (agentes, administrativos, técnicos) em todo o estado de São Paulo, o SIFUSPESP cumpre o papel de representante dos servidores em São Paulo e no País, como integrante da Federação Nacional da categoria, a FENASPEN. É também o maior sindicato da categoria no Brasil, com cerca de 9 mil filiados.

A representatividade sindical do SIFUSPESP, legalizada por Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho, é respeitada tanto pelos governos (Poder Executivo) quanto pela Justiça e pelo Legislativo. É o SIFUSPESP quem encabeça a campanha salarial anual dos servidores do sistema, através de pauta de reivindicação democraticamente construída e aprovada pela categoria em assembleia geral.

 

VANTAGENS

Além do trabalho político sindical realizado, que tem gerado múltiplas conquistas para o trabalhador do sistema prisional ao longo dos 30 anos de atividade do SIFUSPESP, o sindicato tem como pontos de destaque a sua amplitude no atendimento aos filiados, a proximidade entre servidores e sindicato através das suas sedes e colaboradores regionais, um Departamento Jurídico competente, inúmeros convênios estaduais e regionais (saúde, lazer, educação, seguro de vida, transporte, etc), e serviço de comunicação confiável (os filiados recebem em casa qualquer registro com o seu nome publicado no Diário Oficial; e ficam sabendo das novidades através do site do sindicato e do jornal bimestral, também enviado para a residência).

O SIFUSPESP é a única entidade representante dos servidores do sistema prisional paulista que atende em todo o Estado de São Paulo. Possui 11 sedes regionais (Araraquara, Vale do Paraíba, Baixada Santista, São Paulo, Campinas, Bauru, Sorocaba, Presidente Venceslau, Mirandópolis, São José do Rio Preto, Avaré) e um ponto de apoio (Presidente Prudente). Desta forma, o servidor tem toda a estrutura de atendimento próxima, mesmo que seja transferido de unidade ou região.

O Departamento Jurídico do SIFUSPESP é o mais completo. Atende a casos administrativos e jurídicos dos seus filiados, contando com uma equipe especializada composta por advogados que atendem em todas as sedes regionais. De regra, o novo associado só pode utilizar o Departamento Jurídico após seis meses de carência. No entanto, quem se filiar de hoje até 3 de agosto ficará isento deste prazo de carência, ou seja, poderá ser atendido pelos advogados do sindicato imediatamente após o ato de filiação.

O Departamento de Convênios - que hoje lida com cerca de 40 empresas conveniadas dos ramos de Educação, Lazer, Saúde, Odontologia, Transporte Intermunicipal, Seguros – está sendo ampliado para oferecer ainda mais vantagens para os filiados do SIFUSPESP. Atualmente, o Departamento vem reforçando o contato com empresas de ônibus com objetivo de firmar convênios diversos para garantir ao associado do sindicato descontos de até 20% nas passagens de ônibus intermunicipais.

 

POR QUE SE SINDICALIZAR?

Em algumas questões, os servidores públicos das mais diversas categorias podem se unir para conquistar reivindicações comuns, como respeito à data-base, reajuste do tíquete refeição ou reajuste anual para suprir as perdas inflacionárias, por exemplo. No entanto, cada categoria tem reivindicações próprias, para equalizar os problemas específicos da profissão, vividos cotidianamente. Os servidores do sistema prisional lutam há anos por melhores condições de trabalho, melhores salários e o fim da superlotação carcerária, entre outras bandeiras. São assuntos que só interessam aos servidores do sistema prisional, e que precisam ser reivindicados e cobrados pelos servidores unidos. E a instituição criada com este fim específico é o sindicato – um instrumento formado pelos trabalhadores e para os trabalhadores.

Toda negociação com o patrão/governo é na verdade uma quebra de braço árdua: nenhum benefício chega ao trabalhador “de graça”. Quanto mais gente mobilizada por uma única causa, maior a chance de conquistar o êxito esperado. Por isso é fundamental que todo trabalhador assuma a sua responsabilidade nessa luta de classes, filiando-se ao sindicato, participando ativamente das reuniões e assembleias, debatendo os problemas e as soluções possíveis.

Quando um sindicato obtém algum benefício (como reajuste salarial, por exemplo), esse benefício é estendido a todos os servidores. As conquistas são coletivas – e é preciso (e justo) que a luta também seja coletiva. E o instrumento mais precioso que o trabalhador tem ao seu lado nessa luta é o sindicato.

Filie-se comparecendo a uma sede regional ou pelo site: http://www.sifuspesp.org.br/index.php/component/jforms/2/83.html.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp