Em uma reunião entre o SINPPENAL e a Superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE),Maria das Graças Bigal Barboza da Silva, foram discutidas as principais demandas e reclamações dos servidores do Sistema Prisional, principalmente à falta de credenciamento de hospitais e médicos.
Estiveram na reunião o Presidente do SINPENNAL Fábio Cesar Ferreira e os Diretores Alancarlo Fernet,Apolinário Leite e Vanderlei Rosa.
O Superintendente do IAMSPE apresentou um panorama das ações que estão sendo implementadas para evoluir os serviços e atender às necessidades das diferentes regiões.
Uma das principais novidades anunciadas foi a implementação da telemedicina para saúde mental, que deve estar disponível até o início de junho. O serviço contará com o apoio de psicólogos e psiquiatras, visando ampliar o acesso ao atendimento especializado. Além disso, até o final deste ano, a telemedicina será expandida para incluir outras especialidades médicas, buscando facilitar o acesso a consultas e reduzir as filas de espera.
Durante a reunião, a Superintendente também abordou questões relacionadas aos pagamentos do IAMSPE, afirmando que todos estão em dia. No entanto, reconheceu que existem dificuldades em algumas regiões, principalmente devido à relutância de alguns hospitais em se credenciar ao instituto. Para enfrentar esse desafio, o IAMSPE lançou editais para diversas regiões e está aguardando propostas de credenciamento.
Sobre a reunião,o diretor de Saúde do SINPPENAL, Apolinário Leite, destacou a importância da participação do sindicato no processo de credenciamento.A Superintendente convidou o sindicato e a categoria a atuarem como intermediários nesse processo, facilitando a conexão entre o instituto e os profissionais de saúde. "Onde houver médicos e hospitais interessados em se credenciar, podem procurar o sindicato para que possamos intermediar essa relação", afirmou.