Ontem (25) pela manhã um Policial Penal foi agredido na Penitenciária de Parelheiros durante um atendimento na enfermaria.
O policial conduzia o preso de volta a uma pequena cela que fica no setor e abriga presos que passarão por atendimento, quando retirou a algema do preso e foi agredido pelo mesmo com um soco no rosto. Ao se desviar do soco, o policial cortou a mão em materiais de uma reforma acumulados no setor.
Foi lavrado Boletim de Ocorrência por agressão, o servidor não sofreu ferimentos mais graves.
A situação da Penitenciária de Parelheiros gera riscos constantes aos servidores, devido a falta de pessoal e condições inadequadas de trabalho.
Acúmulo de materiais de construção que causam risco de acidente e também podem ser utilizados pela população carcerária são uma reclamação constante dos policiais daquela unidade.
Segundo denúncias encaminhadas ao SINPPENAL a área de atendimento da saúde concentra muitos presos em condições inadequadas, o que fragiliza a segurança.
Também são citadas constantemente falta de rotas de fuga em caso de rebelião e problemas com os rádios.
O sindicato encaminhará as denúncias recebidas a Corregedoria da Policia Penal
O SINPPENAL alerta aos servidores que em caso de AGRESSÃO deve ser feita a NAT e o comunicado de evento deve conter a descrição fiel dos fatos, principalmente se indicar falhas na estrutura, pessoal e equipamentos. Tal medida visa proteger o servidor e contribui para a melhoria da segurança e é obrigação do Policial Penal segundo a Lei Orgânica.