compartilhe>

Sindicato também busca contato com parlamentares para tratar de prevenção e combate aos assédios moral e sexual contra servidoras da SAP

 

por Giovanni Giocondo

A jornada de lutas do SIFUSPESP na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) foi dupla nesta quinta-feira(16). Além de apoiarem os candidatos do concurso ASP 2017, os diretores do sindicato também voltaram a visitar gabinetes de deputados - pelo terceiro dia seguido - visando a angariar apoio para que a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que cria a Polícia Penal entre na ordem do dia para votação pelo plenário da Assembleia.

É preciso que o colégio de líderes e o presidente da Casa, Carlão Pignatari(PSDB) coloquem o texto na pauta e ele seja aprovado por 57 dos 94 deputados em plenário. Por esse motivo, o apoio de cada um dos parlamentares é fundamental, sejam eles da base do governo, da oposição ou os que são independentes. Desta vez, os sindicalistas buscaram agendar uma conversa com a deputada estadual Dra Damaris Moura(PSDB). 

 

Pedido de ajuda para combate ao assédio moral e sexual contra servidoras

Com Damaris, que tem como uma de suas bandeiras de trabalho a defesa dos direitos das mulheres, o sindicato também pretende dialogar sobre como denunciar e coibir os constantes casos de assédio moral e sexual contra trabalhadoras da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

Esse tipo de prática é considerada um verdadeiro tabu dentro do sistema. Para a coordenadora da sede regional do SIFUSPESP em São Paulo, Maria das Neves Duarte, os abusos contra as servidoras precisam ser tratados de maneira séria, com apoio psicológico e jurídico incondicional às vítimas, além da punição aos agressores.

 

Mobilização da categoria presencial e online a favor da polícia penal

Para auxiliar o sindicato na luta pela aprovação do polícia penal, os servidores podem agir tanto em caráter presencial, participando ativamente das visitas à Assembleia, como online, enviando e-mails aos gabinetes dos deputados.

Pessoalmente, as idas à Alesp precisam ser pré-agendadas com os deputados e articuladas com a diretoria do SIFUSPESP. Para isso, basta entrar em contato com a assessoria de imprensa do sindicato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no whatsapp: (11) 99222-9118 ou messenger do Facebook.

Já para quem quiser ajudar e não puder ir até o Legislativo, o caminho deve ser a pressão através dos contatos pelos e-mails dos parlamentares. Acesse este link, onde está a lista de endereços eletrônicos dos parlamentares.

Quem segue firme na batalha em favor da  aprovação da PEC e da regulamentação da Polícia Penal pela Alesp é o deputado Carlos Giannazi(PSOL), autor da mudança constitucional sob o número 01/2021. Nesta quinta-feira, ele fez um pronunciamento durante sessão ordinária do plenário da Casa em que defendeu a união dos partidos em favor da entrada da proposta em pauta, já que o apoio ao texto é quase unânime entre os deputados. Assista na íntegra no vídeo abaixo:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp